Japan House promove exposição sobre Hiroshima e Nagasaki

Em alusão aos 80 anos dos bombardeios atômicos sobre Hiroshima e Nagasaki, a Japan House São Paulo apresenta a exposição “Heiwa, um apelo de paz”, em cartaz de 6 a 31 de agosto. Instalada no primeiro andar da instituição, a mostra convida o público a refletir sobre os efeitos da guerra, a importância da memória histórica e o valor da paz duradoura.

Com curadoria sensível e abordagem educativa, a exposição reúne documentos, imagens, obras artísticas e depoimentos marcantes. Um dos destaques mais comoventes é o tsuru original dobrado por Sadako Sasaki, menina que morreu aos 12 anos em decorrência da radiação e se tornou símbolo mundial da resistência pacífica. Sua história inspirou a tradição de dobrar mil tsurus como gesto de esperança e cura.

Durante o período expositivo, a Japan House também receberá doações de tsurus de papel (15×15 cm), que serão encaminhados ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima. Além disso, estão programadas oficinas gratuitas de origami para crianças, nos dias 17 e 31 de agosto, às 11h e 14h, mediante inscrição no site da instituição.

Outro ponto de destaque é a exibição de 94 desenhos de crianças de diversos países, selecionados no concurso internacional Peaceful Towns, além de um poema da hibakusha Ayako Morita, que relata vivências e cicatrizes deixadas pela guerra.

A exposição também traz imagens atuais de Hiroshima e Nagasaki, acessadas por meio de monóculos fotográficos, revelando o renascimento das cidades — hoje vibrantes, com áreas verdes e espaços de memória.

No centro da mostra, uma instalação com origamis em forma de oleandros brancos representa a primeira flor que floresceu após o ataque, símbolo de reconstrução e esperança que resiste ao tempo.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados