Primeira Semana do Cinema Nacional exibe clássicos e promove sessões gratuitas no Centro Cultural São Paulo

Programação inclui obras de Glauber Rocha, Jorge Furtado, uma maratona de filmes de Zé do Caixão e atrações com música ao vivo

Em comemoração ao Dia do Cinema Nacional, celebrado em 19 de junho, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe, entre os dias 18 e 22 de junho, a primeira edição da Semana do Cinema Nacional. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, oferece ao público uma programação gratuita com filmes emblemáticos e apresentações especiais.

A abertura acontece na quarta-feira (18), a partir das 22h, com a sessão “Madrugada Pimenta Brasileira: Uma viagem pelo Cinema Popular”. A maratona noturna traz produções como A Super Fêmea (1973), Onda Nova (1983) e um título surpresa, com exibições que se estendem até as 4h30. Os ingressos serão distribuídos no próprio dia, uma hora antes da primeira sessão.

Um dos destaques da programação é a mostra dedicada ao cineasta Glauber Rocha, um dos principais nomes do Cinema Novo. Clássicos como Barravento (1962), Terra em Transe (1967), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969) serão exibidos entre quinta (19) e domingo (22), na Sala Circuito Spcine.

A quinta-feira (19) também reserva uma experiência que une cinema e música ao vivo. A partir das 19h, o rapper Yannick Hara apresentará uma trilha sonora exclusiva durante a exibição de Terra em Transe, na sala Adoniran Barbosa.

Na sexta (20), o terror nacional ganha espaço com a Trilogia Maldita de Zé do Caixão: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) e O Despertar da Besta (1969), todas exibidas no porão do CCSP. No mesmo dia, o duo Rádio Diáspora interpreta ao vivo o filme mudo Nada Além das Horas (1926), de Alberto Cavalcanti.

O sábado (21) será dedicado ao cinema fantástico brasileiro, com produções como Cemitério das Almas Perdidas, Contos do Amanhã, Histórias Estranhas e Despedida. Além disso, haverá sorteios de livros da Darkside Books para o público presente.

Encerrando a programação, o Jardim do CCSP receberá sessões ao ar livre no sábado (21) e domingo (22), com exibições de Homem com H, cinebiografia de Ney Matogrosso estrelada por Jesuíta Barbosa; Saneamento Básico, o Filme, de Jorge Furtado; e o clássico curta Ilha das Flores, também dirigido por Furtado.

Todas as sessões são gratuitas, com retirada de ingressos exclusivamente na bilheteria física do CCSP, de uma a duas horas antes de cada exibição.

Leia também: Corpus Christi: três novidades do ano para você conhecer no feriado

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados