São Paulo ganhará, no próximo dia 29 de agosto, um novo espaço cultural em um endereço histórico na Bela Vista. O prédio da década de 1950, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 277 — que já abrigou a famosa Lions Nightclub — foi totalmente restaurado após dois anos de obras e agora será sede do Centro Cultural do Instituto Brasileiro de Teatro (iBT). Com 12 andares e 7.500 m², o local chega com a proposta de democratizar o acesso às artes cênicas, recebendo o público e a comunidade artística em uma programação diversificada.


O térreo, batizado de Palco Praça, será um ponto de encontro para apresentações teatrais, shows musicais, saraus, slam poetry, contação de histórias e até karaokê, como o animado Karaokêra Kerida, promovido pelo Coletivo Acuenda de drag queens da Zona Leste. Entre as atrações já confirmadas estão os encontros musicais do projeto Encruzas e oficinas para todas as idades. No mesmo piso, um café-bar assinado pelo chef Rodrigo Oliveira, à frente do Mocotó e Balaio, promete se tornar mais um atrativo do espaço.

O centro cultural contará ainda com salas de ensaio abertas para uso comunitário, selecionadas por meio de edital que recebeu mais de 180 propostas, além de áreas para eventos no 1º e no 10º andar. A estreia da programação será com o espetáculo Apenas o Fim do Mundo, fruto de uma coprodução entre companhias teatrais de São Paulo, Curitiba e Recife.
Idealizado em 2021, o iBT tem direção executiva de Thiago Albanese e se apresenta como um espaço vivo e inclusivo, com a missão de aproximar o teatro de diferentes públicos. Como resume a proposta da instituição, “água e teatro não se negam a ninguém”.


