Dia do Teatro: dicas de espetáculos para levar a criançada

O Dia Mundial do Teatro será celebrado na próxima quarta-feira (27), e a cidade de São Paulo se destaca quando o assunto é dramaturgia. São dezenas de arenas para espetáculos espalhadas pelo município, principalmente no centro da capital.

Há quem desenvolva o gosto por teatro já mais velho, mas outras tantas pessoas cultivam esse prazer desde crianças por causa de pais ou professores. As mais sortudas têm auditórios e anfiteatros nos próprios colégios ou mesmo um teatro, em si, perto de casa ou da escola.

É o caso, por exemplo, dos alunos da Escola Municipal Noêmia Ippólito, na Lapa, que estão, bem ao lado, do Teatro Cacilda Becker. O espaço leva o nome de uma da maiores atrizes do teatro brasileiro, que viveu entre 1921 e 1969, e teve sucesso também no rádio e na televisão.

Aproveitamos essa introdução para indicar peças infantis que estão em cartaz em São Paulo nesta semana do Dia Mundial do Teatro.

Em Busca da Boneca Azul

A Cia Lúdica traz a história dos palhaços Tulipa e Tabefe que se transformam em detetives para encontrar a boneca Azul, uma bailarina que se perdeu. Contudo, eles são atrapalhados na missão pela feiticeira Líria e seu desastrado assistente Panklata. O espetáculo é gratuito e está no Sesc Interlagos (Av. Manuel Alves Soares, 1120), na Zona Sul. Há mais duas apresentações nos domingos 31 e 7 de abril, às 15h. A duração é de 60 minutos.

Fábulas

A Cia Mevitevendo apresenta quatro fábulas de diferentes partes do mundo (Brasil, África, Grécia e França) com animais falantes, máscaras e bonecos. São elas: “O Velho, O Burro e o Menino”, “A Cobra e o Sapo”, “O Pássaro e o Gato” e “A Cigarra e a Formiga”. A peça estará no Sesc Belenzinho (R. Padre Adelino, 1000), na Zona Leste, nos próximos sábado (30) e domingo (31), ao meio-dia. Os ingressos estão à venda no site. Crianças de até 12 anos não pagam. A duração é de 50 minutos.

A Páscoa da Vida

Em apresentação única no domingo de Páscoa, às 11h, a Cia Arte & Manhas chama o coelhinho e os amigos da floresta para contarem às crianças o mistério do ovo. O local do espetáculo é o Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153), na Bela Vista. A entrada é gratuita, e a distribuição dos ingressos ocorre uma hora antes do início. A duração é de 45 minutos.

Petshop, O Musicão

O que acontece quando os animais decidem se unir para salvar o petshop onde vivem? Este é o mote desta comédia musical infanto-juvenil, inspirada em apresentações da Broadway.  O musical ficará em cartaz até 14 de abril, no Teatro Bravos (Rua Coropé, 88), em Pinheiros, com sessões aos sábados e domingos. As entradas custam entre R$ 40 e R$ 120.

Teatro infantil no Bibi Ferreira

O Teatro Bibi Ferreira (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 931), na região central, é uma das principais casas do teatro infantil da cidade de São Paulo. No último domingo (24), começou “Peter Pan & Sininho na Terra do Nunca” (Tchesco Produções), que estará em cartaz até 28 de abril, sempre aos domingos. O mesmo vale, aliás, para “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo”. Esta, contudo, também terá uma sessão isolada na próxima sexta-feira (29).

Nos próximos sábado (30) e domingo (31), às 15h, são as últimas apresentações de “Uma Aventura na Neve”, inspirada nos filmes “Frozen”. Nas mesmas datas, mas um pouco mais tarde, às 16h15h, tem ainda as últimas sessões do musical “Os 3 Porquinhos”. Enfim, para concluir, “O Mágico de Oz” terá três sessões no Bibi Ferreira nos dias 29 e 30 deste mês e em 6 de abril. Os ingressos estão todos à venda online.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados