John Legend

John Legend

Nome completo: John Roger Stephens

Nascimento: 28 de dezembro de 1978

Origem: Springfield, Ohio

País: Estados Unidos

Gênero: R&B, Soul, Pop

John Roger Stephens, mais conhecido como John Legend, nasceu no dia 28 de dezembro de 1978, na cidade de Springfield, nos Estados Unidos. 

Em 1999, o artista estudou Inglês, com especialização em literatura afro-americana na Universidade da Pensilvânia. Na faculdade, ele participou de um grupo de jazz chamado Counterparts e, nesta mesma época, foi apresentado à cantora Lauryn Hill, que o convidou para tocar piano na música "Everything Is Everything" do primeiro álbum solo de Lauryn.

Durante seus anos na Universidade da Pensilvânia, John começou a compor suas próprias músicas, o que levou o cantor a gravar seus dois primeiros álbuns de maneira independente, sendo eles John Stephens (2000) e Live at Jimmy Uptown (2001). Nesta mesma época, o artista começava a se destacar no cenário da música nacional estadunidense, participando das gravações de discos de musicistas, como Alicia Keys e Jay-Z. 

Em 2004, três anos depois do lançamento de seu segundo disco Live at Jimmy Uptown, John lançou seu primeiro trabalho feito em uma gravadora e produzido por Kanye West e will.i.am. Este trabalho fez tanto sucesso que garantiu ao músico seu primeiro Grammy.

Durante a década de 2010, John Legend continuou produzindo e arrematando premiações, como o Grammy de Melhor Performance de R&B para a música "P.D.A (We Just Don't Care)" e o Oscar de Melhor Canção Original para a faixa "Glory", trilha sonora do filme "Selma". 

A volta às composições originais aconteceu em 2013, com o álbum "Love In The Future''. Em 2016, John Legend lançou seu quinto álbum de estúdio, intitulado "Darkness and Light", que possui diversas parcerias, incluindo "Chance the Rapper'' e "Penthouse Floor". Nesse mesmo ano, ele foi convidado para trabalhar na trilha sonora do longa "La La Land" e ainda atuar no filme. 

Já em 2018, as parcerias musicais continuariam no álbum natalino: "Legendary Christmas", que possui participações especiais de Esperanza Spalding e Stevie Wonder. No ano de 2019, John Legend lançou o single "Preach", que é um sucesso em nossa programação. A canção tem cunho beneficente  e todos os royalties adquiridos com ela foram doados para a ONG FreeAmerica.

Em junho de 2020, ele lançou o mais novo álbum, intitulado Bigger Love, pela Columbia Records. O projeto conta com 16 faixas e reúne um pop-soul alegre, sensual e baladas intensas, que são um marco da sua carreira.