SITE OFICIAL

http://www.legiaourbana.com.br/


REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Integrantes: Renato Russo, Renato Rocha, Eduardo Paraná (Kadu Lambach), Paulo Paulista, Ico Ouro-Preto, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá

Origem: Brasília

País: Brasil

Gênero(s): Punk rock, folk rock, new wave

É quase chocante, mas o acervo pop da Legião Urbana se resume a menos de 500 minutos de música gravada. A exemplo de bandas lendárias como os Beatles, o grupo de Brasília condensou seu sucesso em poucos álbuns – apenas sete, incluindo o póstumo Uma Outra Estação – entre 1985 e 1997. Essa jornada, quis o destino, seria abreviada pela trágica perda de Renato Russo em 11 de outubro de 1996, vítima de HIV positivo. A origem da Legião se confunde com o despertar da nova fase do Rock BR nos anos 1980. Marcelo Bonfá, o baterista, tocava com Eduardo Paraná, Paulo Guimarães e Ico Ouro Preto (irmão de Dinho, do Capital Inicial) na primeira encarnação da banda, que se originou da separação do Aborto Elétrico. Renato Russo, que já se apresentava por Brasília com shows acústicos, passaria rápido pelo grupo em 1982, colaborando com “Ainda é Cedo”. 

Dado Villa-Lobos seria o penúltimo da formação original a chegar, logo após as saídas de Paulista e Paraná. O ano é 1983. Entram em cena os Paralamas de Herbert Vianna e Bi Ribeiro, que fazia aulas de inglês particulares com Renato. Graças ao contato dos amigos com a EMI, as primeiras demos da banda chegariam à gravadora.

Em 1985 os fãs comprariam o primeiro LP: Legião Urbana, já com Renato Rocha, o “Negrete” no contrabaixo. “Será”, “Ainda é Cedo” e “Geração Coca-Cola” conquistariam imediatamente o público e fariam de Renato Russo o melhor cantor do ano.

Tudo parecia perfeito, mas nada se compararia ao que viria com Dois (1986). O disco seria responsável pelo status mítico da Legião, graças aos singles “Tempo Perdido”, “Índios”, “Quase Sem Querer” e “Eduardo e Mônica”.
Que País é Este seria concluído às pressas para atender à demanda do mercado, ávido por mais músicas da Legião.

O problema é que o grupo não saia dos palcos, e precisou resgatar composições antigas, como “Faroeste Caboclo” – épico de nove minutos, que tomaria conta dos rádios, apesar da longa duração. O álbum de 1987 ainda traria “Eu Sei” e “Angra dos Reis”, dois grandes sucessos. Antes de voltar ao estúdio, a Legião tinha compromissos com sua cidade natal. Mas os shows no estádio no Mané Garrincha em 1988 saíram do script, acabando em muita confusão e violência.

Após derrubar um bloqueio criativo que o impedia de compor, Renato conseguiria finalizar os hits que entrariam no álbum As Quatro Estações, que ficaria marcado pela saída do baixista Renato Rocha. “Há Tempos”, “Pais e Filhos”, “Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto”, “Monte Castelo” e “Meninos e Meninas” seriam enormes sucessos, e o álbum se destacaria como a primeira declaração de Renato Russo como bissexual.
V chegaria às lojas em 1991, embalado pelos hits “Teatro dos Vampiros”, “O Mundo anda tão Complicado” e a bela “Vento no Litoral”.

Após sair da clínica de reabilitação, Renato entregaria as músicas de O Descobrimento do Brasil (1993), que falavam sobre esperança e coisas do cotidiano como “Vinte e Nove” e “Vamos fazer um Filme”.

Antes de gravar o último álbum, a banda “daria um tempo” e Renato Russo produziria dois álbuns solo: The Stonewall Celebration Concert e Equilíbrio Distante, este último, com canções apenas em italiano.

A Tempestade ou O Livro Dos Dias fecharia um ciclo. O álbum foi lançado em setembro de 1996, um mês antes do falecimento de Renato Russo, que nunca viria a público comentar sobre seu enfrentamento da AIDS.

Uma Outra Estação seria o primeiro disco póstumo, que lideraria uma série de álbuns de arquivo como Acústico MTV, o álbum ao vivo Como é Que Se Diz Eu Te Amo e o solo Trovador Solitário.

Curiosidades: A banda foi formada em agosto de 1982, após a dissolução do Aborto Elétrico, grupo seminal da cena punk de Brasília, o qual também originou o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como The Smiths, The Cure e Joy Division.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas

r