Madonna

Madonna

Nome Completo: Madonna Louise Ciccone

Nascimento: 16 de agosto de 1958

Origem: Bay City, Michigan

País: Estados Unidos

Gênero (s): pop, dance, lounge, R&B

Madonna Louise Ciccone, mais conhecida como Madonna, nasceu em 16 de agosto de 1958 em Bay City, Michigan. Madonna é uma cantora, atriz e produtora musical norte-americana considerada uma das maiores pop stars desde a década de 80 e conhecida pelo título de “Rainha do Pop”. Seus hits mais conhecidos são Like a Virgin, Vogue, La Isla Bonita e Hung Up.

Em 1982, lançou seu primeiro single Everybody do álbum de estreia homônimo Madonna. Mas seu segundo álbum Like a Virgin (1984) que atingiu o topo das paradas e ocupou a lista dos mais vendidos. Sua popularidade seguiu com os álbuns True Blue (1986), os vencedores do prêmio Grammy, Ray of Light (1998) e o dançante Confessions on a Dance Floor (2005). Mas sua carreia não parou por aí, depois disso veio o Hard Candy (2008), produzido por Timbaland. Após MDNA (2012) Rebel Heart (2015) e o último atualmente Madame X (2019).

Madonna também se arriscou nas telas do cinema e atuou em filmes como Desperately Seeking Susan (1985)Dick Tracy (1990)A League of Their Own (1992)Evita (1996) que rendeu um Globo de Ouro de Melhor Atriz. 

Com mais de 300 milhões de cópias em todo mundo, Madonna é a artista mais bem sucedida de todos os tempos segundo o livro de recordes mundiais Guinness. Ela continua a ser a artista solo com a maior arrecadação com turnês de todos os tempos, acumulando mais de um bilhão com seus ingressos para shows. Madonna é considerada uma das figuras de maior impacto na cultura popular por sua contínua reinvenção e versatilidade na produção musical, composição e apresentação visual de sua obra.