Marisa Monte

Marisa Monte

Nome Completo: Marisa de Azevedo Monte

Nascimento: 1º de julho de 1967

Origem: Rio de Janeiro

País: Brasil

Gênero(s): MPB, pop, samba

Marisa Monte é cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical. Ela sempre esteve rodeada de música e arte já que estudou canto, piano e bateria na infância. Com catorze anos iniciou o estudo de canto lírico e aos quinze anos, junto com outros alunos do Colégio Andrews, participou do musical “Rocky Horror Show”. Filha de descendente de italianos, aos dezenove anos mudou-se para Roma, na Itália, onde estudou bel canto.

Em 1987, começou a se apresentar em bares e casas noturnas brasileiras  Um desses espetáculos foi assistido pelo produtor musical Nelson Motta, que se tornou diretor de seu primeiro show no Rio de Janeiro intitulado “Veludo Azul” que despertou interesse nas gravadoras.

Em 1989 lançou oficialmente seu primeiro disco “MM”, que a disparou ao estrelato pela faixa “Bem Que Se Quis”, que foi trilha da novela O Salvador da Pátria. Mas foi com o lançamento do sucesso de crítica “Mais”, em 1991, que Marisa Monte fez sua estreia como compositora e estimulou sua carreira internacional. Em 1994, seus discos foram lançados mundialmente pela gravadora EMI. Com a gravação de sucessivos álbuns, ela realizou diversas turnês no Brasil e no exterior. Além de colaborar com grandes artistas como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Carlinhos Brown, Nando Reis, entre outros.

Marisa Monte continuou com álbuns queridinhos de público e de crítica além de hits que não param de tocar nas rádios como “Ainda Bem”, “Beija Eu”, “Não É Fácil” e muito mais. Em 2002, a artista também se aventurou no projeto “Tribalistas”, em parceria com o Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. O cd ficou marcado pelos sucessos “Velha Infância” e “Já Sei Namorar” e alcançou a marca de 1,5 milhão de cópias no Brasil e mais de 1 milhão no resto do mundo.

O segundo álbum dos Tribalistas só viria em 2017, mas em “O Que Você Quer Saber de Verdade” (2011) reuniria o trio na maior parte das faixas, incluindo os singles “Depois” e “Ainda Bem”.  

Curiosidades: Marisa Monte já vendeu mais de 10 milhões de álbuns e ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo 4 vezes o Grammy Latino, sete vezes o Video Music Brasil, nove Prêmios Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmios TIM de Música. Marisa foi considerada pela revista Rolling Stone Americana como a quarta maior cantora do Brasil, atrás somente de Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia