REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Nome Completo: Geethali Norah Jones Shankar
Nascimento: 30 de março de 1979

Origem: Brooklyn, Nova York

País: Estados Unidos

Gênero (s): jazz pop, lounge, pop, easy listening

Para qualquer artista pop, emplacar três álbuns nas principais paradas musicais do planeta não é o tipo história que se repete com frequência. Mas para quem conquistou fama mundial simplesmente como Norah Jones – com menos de 30 anos de idade ela já tinha feito isso tudo, e ido além. Com seu álbum de estreia, Come Away With Me (2002), a nova-iorquina do bairro do Brooklyn foi agraciada com cinco prêmios Grammy, incluindo o de Melhor Artista Revelação e vendas na casa dos 20 milhões de álbuns. Apaixonada pela lendária Billy Holiday, Norah passou sua infância no Texas e logo cedo tinha certeza de que seguiria a carreira artística.

 O começo de tudo foi na Booker T Washington High School for the Performing and Visual Arts, na cidade de Dallas.. Já em Nova York, e disposta a apostar na carreira de cantora de jazz, Norah enviou uma fita pra o cultuado selo Blue Note. Arif Mardin, Jay Newland e Craig Street curtiram o que ouviram e chamaram Norah para gravar seu primeiro trabalho. O resultado seria Come Away With Me, que traria os hits Don’t Know Why, além da faixa-título. Com vendas superiores a 20 milhões em todo mundo, o disco só ficaria atrás da coletânea Beatles 1.

Norah voltaria a emplacar um álbum nas paradas com Feels Like Home, o segundo  mais vendido de 2004. A produção, feita em parceria com Arif Mardin, garantiu à norte-americana o Grammy de Melhor Performance Vocal pela interpretação de Sunrise e mais 4 milhões de cópias vendidas.

Com a morte de Mardin, Norah Jones voltou a lançar um álbum em 2007, produzido por ela mesma. Not Too Late, gravado no estúdio particular da cantora, trouxe canções com temas mais introspectivos e até uma letra de cunho político My Dear Country, composta um dia antes das eleições presidenciais de 2004.

Fora do cenário pop, Norah Jones também mostrou talento para a dramaturgia. Em 2007, a filha do mestre do sitar, o indiano Ravi Shankar, contracenou no cinema com o ator inglês Jude Law no drama Um Beijo Roubado, lançado no Festival de Cannes.

A mutação chegaria em 2012, com Little Broken Hearts, produzido por Danger Mouse, que entraria no projeto após trabalhar com Norah no álbum Rome, com Danielle Luppi. Happy Pills seria o single de maior sucesso da chegando ao 2º lugar nos EUA. Quatro anos mais tarde seria a vez de Day Breaks, o primeiro de inéditas após o projeto de covers da dupla Everly Brothers Foreverly, gravado em parceria com Billie Joe Armstrong, do Green Day. Em abril de 2019, Norah Jones produziu Begin Again, reunindo as composições lançadas apenas no formato digital nos últimos dois anos.

Curiosidades: Norah é meia-irmã de Anoushka Shankar. Elas gravaram juntas em 2013 “Traces of You”, com Norah nos vocais e Anoushka tocando sitar.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas

r