Pet Shop Boys

Pet Shop Boys

 

Integrantes: Chris Lowe e Neil Tennant

Origem: Londres

País: Inglaterra, Reino Unido

Gênero(s): Synthpop, pop

No final dos anos 1970, a disco music perdia seu brilho, mas o krautrock e a eletrônica ganhavam terreno. Fãs do gênero, os tecladistas Neil Tennant e Chris Lowe decidiram criar uma dupla e produzir um som original. Após dois anos tocando em clubes londrinos, comTennant como vocalista, eles assinaram seu primeiro contrato com a EMI graças ao contato com Bobby “O” Orlando, produtor do single “West End Girls”, lançado em 1983. A faixa entraria no disco de estreia, Please (1984), um hit mundial e Top 10 nos EUA e Reino Unido. Depois de lançar remixes em Disco (1986), o Pet Shop Boys emplacaria o segundo álbum com composições inéditas no ano seguinte. Actually, com produção de Julian Mendelsohn e Shep Pettibone, conquistaria os fãs com “It’s a Sin”, “One More Chance” e “What Have I Done To Deserve This”, com participação de Dusty Springfield.

“Domino Dancing” entraria no topo das paradas em mais de 10 países, e seria o maior hit de Introspective (1988) ao lado da cover de “Always on My Mind”. Em 1990 a dupla emplacaria “Being Boring”, o grande hit de Behaviour. Os ingleses regravariam o medley “Where the Streets Have No Name (I Can't Take My Eyes off You)”, incluído no lado B do single “How Can You Expect to Be Taken Seriously?”.

Depois de Very e Bilingual, a dupla voltaria a emplacar um álbum no Top 10 britânico com Nightlife (1999).  Em 2005, o Pet Shop Boys investiria em um projeto diferente: Battleship Potemkin, basicamente composto por uma orquestra eletrônica. Fundamental e Concrete foram lançados simultaneamente em 2006. O hiato de sete anos deu espaço para Yes, seu melhor resultado comercial da década, chegando ao 3º lugar no Top Dance da Billboard. Elysium (2012) faria melhor, atingindo a segunda posição. A boa fase comercial se repetiria nos próximos álbuns: Electric (2013) e Super (2016).

Curiosidades: Poucas bandas tiveram tanto sucesso como o Pet Shop Boys. O duo conseguiu nada menos que nove primeiros lugares no Reino Unido apesar de não saírem em turnê até 1989. O vocalista Neil Tennant trabalhou como editor na Marvel inglesa em 1975. Em 2010, o Pet Shop Boys compôs a trilha do balé The Most Incredible Thing, baseado em um conto de Hans Christian Andersen de 1870.