SITE OFICIAL

https://roxette.se/


REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Integrantes: Marie Fredriksson e Per Gessle

Origem: Halmstad

País: Suécia

Gênero(s): pop, soft rock, glam

Quase uma década após o tsunami escandinavo invadir as praias do pop com o ABBA, os suecos do Roxette voltariam a colocar o país no mapa das paradas de sucesso. A dupla de Halmstad já atuava na música. Marie Fredriksson cantava no Strul & Ma Mas Barn e o guitarrista Per Gessle fazia parte do Gyllene Tider, um dos grandes grupos do país. Em 1981, Marie foi convidada a ser backing vocal da Gyllene, e quando o grupo se separou, Friedriksson teve a ideia de montar a dupla que viria a produzir hits como “It Must Have Been Love”, um dos quatro singles a conquistar a complexa parada da Billboard nos EUA.

Pearls of Passion – primeiro álbum do Roxette – chegaria às lojas da Escandinávia pela EMI em outubro de 1986, sem atingir o mercado internacional. Isso aconteceria somente em 1988 quando o vinil atingiria o 1º lugar no Reino Unido. Já o single “Listen To Your Heart” faria ainda melhor, chegando ao topo do Hot 100 da Billboard. Antes do terceiro disco, o Roxette ainda emplacaria mais um hit. “It Must Have Been Love”, destaque da trilha de Uma Linda Mulher, seria mais um campeão de vendas dos suecos na América em 1990.

Com Joyride (1991), a dupla sueca combinaria suas típicas baladas e adicionaria um pouco de rock com tempero britpop. Os destaques do álbum são “Spending My Time”, “Fading Like a Flower” e a animada faixa-título, com seu clima Lennon & McCartney. Tourism (1992) é um dos projetos mais inusitados do Roxette por combinar faixas ao vivo e gravações de estúdio. “How Do You Do?” seria o hit do disco, que fracassaria nos EUA mas chegaria ao topo das paradas britânicas. O mesmo aconteceria com Crash! Boom! Bang! (1994), mas em proporções bem maiores, conquistando a Europa com o single “Sleeping in My Car”.

Após Have a Nice Day e Room Service, o Roxette só retornaria em 2011. O longo hiato foi usado para Marie ser submetida a um intenso tratamento de câncer. Com a aparente recuperação a dupla lançaria Charm School e Travelling (2012), este último, muito bem recebido pela crítica especializada.

Good Karma, lançado em 2016, seria promovido com uma turnê internacional. Os shows precisaram ser cancelados após Marie não se sentir bem nos ensaios.  Naquele mesmo ano, Marie Friedriksson indicou que o disco poderia ser o último do Roxette.

Curiosidades: O nome da banda é originário de uma música de 1974 lançada pelo grupo britânico Dr. Feelgood, incluída no LP Down by the Jetty. Duas faixas de Tourism (1992) foram gravadas no Brasil. Never Is a Longtime, no The 150 Nightclub, em São Paulo, dia 16/5/1992 e “Fingertips”, no Nas Nuvens, no Rio de Janeiro. A música “Joyride” foi inspirada na parceria entre John Lennon e Paul McCartney. Per leu uma entrevista de Paul McCartney em que ele disse algo como compor com Lennon era “uma jornada feliz”.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas

r