REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Integrantes: Steve Lukather (guitarra), David Paich (teclado, vocal), Steve Porcaro (teclado), Joseph Williams (vocal); Integrantes passados: David Hungate, Jeff Porcaro, Bobby Kimball, Mike Porcaro, Fergie Frederiksen, Joseph Williams, Simon Phillips e Greg Phillinganes

Origem: Califórnia

País: Estados Unidos

Gênero (s): Rock, hard rock, pop

David Paich e Jeff Porcaro se conheceram no colégio nos anos 1970 e mantiveram a tradição familiar de participar das sessões de grandes astros da música. Seus pais, afinal, traziam no currículo trabalhos ao lado de astros da linha de Ray Charles, Nancy Sinatra e Monkees. Logo depois de tocarem com Cher e Steely Dan, viria a chance de mostrar seus talentos no álbum Six Degrees, de Boz Scaggs. A união deu liga. Dispostos a seguir uma carreira no pop, a dupla convidaria David Hungate, Steve Lukather, Steve Porcaro e Bobby Kimball e assim a primeira formação do grupo estava pronta para iniciar sua caminhada, com contrato assinado pela Columbia em 1976.

O primeiro disco sairia dois anos mais tarde: Toto (1978), combinando hard rock e sintetizadores, com os singlesHold the Line” e “I'll Supply the Love”, ambos Top 40 nos EUA. No início de 1979, Hydra daria sequência a discografia, ainda sem agradar os críticos. Para o terceiro LP, o Toto apostou no engenheiro de som do Queen, Geoff Workman, mas só os japoneses aprovariam, levando Turn Back (1981) ao 4º lugar.

Com Toto IV (1982) e os singles “Rosanna”, “Africa” e “I Won’t Hold You Back”, a banda acertaria no alvo: além de 4 milhões em vendas, o Toto venceria 6 prêmios Gramm. Ao invés de sair em turnê, o grupo decidiu iniciar os preparativos para o disco Isolation (1984). Desta vez com o vocalista Fergie Frederiksen no lugar de Bobby Kimball, com problemas de saúde. O disco não repetiria o desempenho da América, embora tenha ido bem em alguns mercados europeus, como Suécia e entre os fiéis japoneses. Após produzirem a trilha da ficção Duna (com Sting no elenco) mais mudanças Joseph Williams é o novo vocalista, assim como Mike Porcaro (baixo). Ambos seguiriam nos tímidos Fahrenheit (1986) e The Seventh One (1988).

O ano de 1992 seria o mais triste para a família Porcaro e para os fãs do Toto. Prestes a sair em turnê para divulgar Kingdom of Desire, Jeff Porcaro faleceria por complicações geradas a envenenamento aos 38 anos.. Demoraria cinco anos até o Toto voltar ao estúdio e lançar Timbu, com um som radicalmente modificado e Simon Phillips na bateria. Apesar de não vender bem, o disco seria nomeado ao Grammy de melhor engenharia de som. Mindfields marcaria a volta do vocalista original Bobby Kimball. Greg Phillinganes entraria para o grupo no álbum Falling in Between (2006), divindo os vocais.  Joseph Phillips reapareceria para assumir o posto de cantor na banda em Toto XIV (2015), uma alusão ao clássico Toto IV.

Curiosidades: A origem do nome Toto gira em torno de muitas histórias. Uma delas é de que a banda ganhou o nome do cãozinho que aparece em O Mágico de Oz. Outra tese é de que “In totó” em latim significa “todos no compasso”. Outra tese é de que Jeff Porcaro teria escrito a palavra Toto na fita demo para distingui-la de outras bandas no estúdio.

 

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas

r