No dia 5 de julho, Ozzy Osbourne despediu-se dos palcos tanto com o Black Sabbath, quanto em carreira solo. Idealizado especialmente para a ocasião, o festival chamado Back to the Beginning trouxe no Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra, as últimas apresentações do saudoso Príncipe das Trevas – que, devido à saúde debilitada, cantou sentado num trono.
Exatamente 17 dias mais tarde, o Madman morreu, aos 76 anos, em decorrência de um infarto agudo do miocárdio e uma parada cardíaca fora do ambiente hospitalar. Na opinião dos artistas que conviveram com o cantor nos bastidores do show final, parecia que, na ocasião, Ozzy estava pressentindo a sua partida.
Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine que cuidou da direção musical do Back to the Beginning, refletiu recentemente à rádio Q101 (via Metal Hammer): “Ozzy viveu de forma intensa por tanto tempo, e o fato de ele ter vivido tanto quanto viveu já foi um milagre. Poder tocar e sentir aquele amor mais uma vez, cantar ‘Paranoid’, cantar ‘Crazy Train’… Parecia que ele sabia [que chegou a hora de partir]. Ele foi à festa depois do show. Eu estava jogando pinball com meu filho Roman e alguém começou a me cutucar no ombro, então eu disse: ‘Me deixa em paz!’ Era o Jack Osbourne dizendo: ‘Ozzy quer te cumprimentar!’ Eu pude agradecê-lo, dizer que o amo e beijar sua cabeça. Ele é um dos maiores de todos os tempos, e foi realmente um grande dia.”
Por sua vez, Geezer Butler, baixista do Sabbath, teve a mesma impressão.“No último show, ele estava muito mais quieto do que o normal. Olhando agora, acho que ele sabia que seu tempo neste mundo não seria longo, mas não que partiria tão cedo. Ele estava ansioso para voltar à Inglaterra. Sou muito grato por termos conseguido fazer um último show juntos, nós quatro, a formação original, de volta à nossa cidade natal. Ele resistiu apenas para poder fazer esse show, para se despedir dos fãs. Estava muito emocionado”, escreveu em texto nesta semana para a Uncut.
Conversando com a ITVNews pouco após o falecimento do amigo, o guitarrista Tony Iommi compartilhou uma impressão parecida. “Ele não parecia bem durante os ensaios. E acho que ele realmente se manteve firme só para fazer aquele último show. Eu e o Geezer falamos sobre isso, como ele resistiu só para fazer o último show.”
Ver essa foto no Instagram


