10 clássicos do Carnaval que nunca saem de moda

Finalmente, o Carnaval chegou! Para além dos bloquinhos de rua, desfiles de escolas de samba e muita folia, essa típica festa brasileira também é recheada de canções inesquecíveis que marcam época. Afinal, é quase impossível imaginar um Carnaval sem música.

Para comemorar esse feriado, reviste 10 clássicos carnavalescos que nunca saem de moda!

“Ô Abre Alas”

Escrita pela icônica compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga, “Ô Abre Alas” é um hino do carnaval desde sua criação, em 1899. Aliás, esta é a primeira marchinha de Carnaval da história do país, segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

“Arerê”

Ivete Sangalo é, até hoje, um dos grandes nomes do Carnaval brasileiro. Todos os anos a artista promove shows em trios elétricos que reúnem multidões e, além disso, ainda é dona de diversos hits festivos, como é o caso de “Arerê”.

Na verdade, essa canção, escrita por Carlos Alain Tavares da Silva e Gilson Babilônia, foi lançada inicialmente pela Banda Eva, quando Sangalo ainda era integrante, nos anos 90. Três décadas mais tarde, a faixa continua fazendo sucesso!

“Mamãe Eu Quero”

“Mamãe Eu Quero” é outra marcha de Carnaval inesquecível! A música foi composta por Vicente Paiva e Jararaca, em 1937, e gravada, a princípio, por Jararaca. No entanto, quem a tornou popular foi a atriz Carmen Miranda, ao incluí-la no filme “Serenata Tropical” (1940).

“Vem Meu Amor”

A Banda Eva é uma máquina de fazer hits carnavalescos. Isso porque, “Vem Meu Amor”, canção do grupo, é outra figurinha carimbada da festa. Ao longo dos anos, a faixa ganhou novas versões, feitas por nomes como Olodum e Anavitória.

“Explode Coração”

É claro que não poderia faltar um samba-enredo nesta lista. Em 1993, Demá Chagas, Arizão, Bala, Guaracy e Celso Trindade criaram para a Salgueiro, escola de samba do Rio de Janeiro, a faixa “Peguei um Ita no norte”, inspirada na canção homônima de Dorival Caymmi.

Ela ficou popularmente conhecida como “Explode Coração” e se tornou um dos sambas-enredos mais emblemáticos do Carnaval.

“Eva (Minha Pequena Eva)” 

Criada pelo italiano Umberto Tozzi em 1982, “Eva” ou “Minha Pequena Eva” virou um símbolo carnavalesco após a versão feita pela Banda Eva para o disco “Banda Eva Ao Vivo”, em 1997.

No entanto, a faixa já era um sucesso nacional desde a regravação da banda Rádio Táxi, em 1983.

“Me Dá Um Dinheiro Aí”

É difícil ouvir o clássico “Me Dá Um Dinheiro Aí” e não pensar nos bloquinhos de rua. A faixa carnavalesca ficou eternizada na voz de Moacyr Franco, mas foi escrita pelos  irmãos Homero Ferreira, Glauco Ferreira e Ivan Ferreira, em 1959.

“Baianidade Nagô” 

Lançada inicialmente pela Banda Mel em 1991, “Baianidade Nagô” é um símbolo do Carnaval e já ganhou versões por Ivete Sangalo, Daniela Mercury e outros grande nomes.

“Allah-lá-ô”

“Allah-lá-ô” é outro clássico das festividades carnvalescas. Composta em 1941 por Haroldo Lobo e Nássara, a canção não deixou de fazer sucesso mesmo 80 anos mais tarde. Confira uma versão feita pela Banda Gol.

“Faraó”

Intitulada “Faraó (Divindade do Egito)”, a canção de Margareth Menezes e Djalma Oliveira é ícone do Carnaval. Quando lançada, em 1987, a faixa vendeu mais de 100 mil cópias ao redor do Brasil.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados