10 clássicos do cinema dos anos 90 para você revisitar

A década de 90 foi marcada por uma explosão de criatividade e inovação no cinema, presenteando o público com uma variedade de filmes que se tornaram clássicos atemporais. Aliás, a mistura de gêneros, estilos e temáticas proporcionou algo para todos os gostos, consolidando a década como uma das mais memoráveis da história do cinema. Aproveitando, a gente te relembra 10 clássicos do cinema dos anos 90:

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Thriller psicológico de Jonathan Demme que apresenta a agente do FBI Clarice Starling e o icônico Dr. Hannibal Lecter. Além disso, o longa-metragem foi baseado no livro de mesmo nome, com inspirações no caso real do psicopata Ted Bundy.

Clube da Luta (1999)

Drama psicológico sombrio de David Fincher que explora a masculinidade tóxica, o consumismo e a anarquia. Sobretudo, baseado no livro de mesmo nome de Chuck Palahniuk, o final da produção até hoje surpreende muita gente.

Forrest Gump (1994)

Drama histórico que acompanha a vida de um homem com QI abaixo da média e sua jornada através dos eventos marcantes do século XX. Ademais, é uma das atuações mais memoráveis de Tom Hanks.

Mudança de Hábito (1992)

Segundo a sinopse oficial, “A cantora Deloris Van Cartier vê seu namorado mafioso Vince LaRocca cometer um homicídio. Entretanto, para a sua proteção, ela é transferida para um convento na Califórnia e começa a mudar a vida tranquila das irmãs. Em um esforço para mantê-la longe de problemas, Deloris é colocada no coro do convento.”

Notting Hill (1999)

“Um Lugar Chamado Notting Hill” (título original: Notting Hill) é uma comédia romântica britânica de 1999, dirigida por Roger Michell e escrita por Richard Curtis. Sobretudo, o filme se tornou um clássico do gênero, conquistando o público com sua história leve, personagens carismáticos e ambientação encantadora.

As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Cher Horowitz (Alicia Silverstone) é uma adolescente rica e popular que vive em Beverly Hills. Obcecada por moda, relacionamentos e manter seu status social, Cher decide “adotar” Tai (Brittany Murphy), uma nova aluna desajeitada. Sua missão: transformá-la em uma patricinha popular. No entanto, o processo acaba levando Cher a questionar seus próprios valores e a descobrir o que realmente importa na vida.

Uma Linda Mulher (1990)

Segunda produção de Julia Roberts na lista! A produção conta a história de Edward Lewis (Richard Gere), um magnata da Wall Street, contrata Vivian Ward (Julia Roberts), uma prostituta, para acompanhá-lo em um evento social. Em síntese, os dois se apaixonam e vivem um romance arrebatador.

Titanic (1997)

Romance épico de James Cameron que quebrou recordes de bilheteria e se tornou um dos filmes mais populares de todos os tempos. No entanto, baseado num evento real, os protagonistas do longa são Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

Jurassic Park (1993)

Jurassic Park é um clássico filme de ficção científica e aventura do cinema dos anos 90. Contudo, a direção é de Steven Spielberg e a história é de um livro homônimo de Michael Crichton. Aliás, o longa se tornou um marco do cinema, inovando nos efeitos visuais e despertando a fascinação do público pelos dinossauros.

O Rei Leão (1994)

Uma animação clássica da Disney que encantou gerações com sua história emocionante, trilha sonora inesquecível e personagens memoráveis. Ademais, os roteiristas se inspiraram no clássico “Hamlet” de William Shakespeare,

Leia também: 10 clássicos do cinema dos anos 80 para você revisitar

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados