Em quatro décadas de carreira, o Simply Red já criou diversos hits atemporais! Os músicos têm uma discografia de peso que conta com músicas como “Stars”, “If You Don’t Know Me by Now” e, claro, “Holding Back the Years”.
Assim, todas essas canções marcaram gerações. No entanto, “Holding Back The Years” é, sem dúvidas, um dos maiores clássicos dos astros. Por exemplo, o videoclipe da música no YouTube é o mais assistido no canal do conjunto e acumula 221 milhões de visualizações.
A fim de conhecer um pouco mais da história dessa canção ícone dos anos 80, confira três curiosidades sobre ela:
Uma professora da escola de artes inspirou Mick Hucknall
A princípio, Mick Hucknall, vocalista do grupo, compôs a música aos 17 anos e a sua inspiração veio da Manchester School of Arts, escola de artes em que estudava. Na verdade, foi a sua professora que deu uma dica de escrita que o faria escrever a canção.
“Minha professora de artes disse: ‘As melhores pinturas acontecem quando você se perde na obra e começa a pintar em um fluxo de consciência.’ Eu queria fazer música, não arte, então comecei a escrever letras desse jeito. A primeira música que escrevi se chamava ‘Ice Cream and Wafers’ [‘Sorvete e Wafers’, em livre tradução]. A próxima foi ‘Holding Back The Years'”, Hucknall contou ao The Guardian, em 2018.
O Simply Red não foi a primeira banda a gravar a música
Embora seja conhecida como uma canção do Simply Red, na verdade, a banda não gravou a música originalmente. A princípio, a primeira banda de Mick, o grupo punk The Frantic Elevators, foram os primeiros a tocar a faixa. No entanto, após o fim do conjunto, o vocalista formou a icônica banda, que se tornou a dona de “Holding Back The Years”.
Aliás, foi apenas no Simply Red que o refrão “I’ll keep holding on” [“Eu continuarei segurando firme”, em livre tradução] nasceu.
Uma parte da canção foi inspirada por Miles Davis
A gravação conta com um distinto solo de trompete, tocado pelo ex-integrante Tim Kellett. De acordo com o músico, em entrevista ao The Guardian, em 2018, esta parte foi inspirada no álbum “Kind of Blue”, de Miles Davis.
No disco de Davis, o famoso músico de jazz usa um equipamento no trompete chamado de “Harmon mute”. Dessa maneira, Kellett usou a mesma ferramenta e improvisou um solo que entrou na versão final da música.
Simply Red no Brasil em 2025
O Simply Red já tem data para voltar ao Brasil. Assim, com uma turnê celebrando os 40 anos de carreira, a banda tocará na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro, no dia 12 de março de 2025, enquanto que, no dia 15 de março, subirá ao palco do Allianz Parque, em São Paulo. Aliás, os ingressos seguem à venda na Eventim.
Até o momento, o Simply Red ainda não deu início à turnê que passará pelo país. Em suma, o primeiro show acontecerá somente no dia 27 de fevereiro de 2025, na Cidade do México, no México. De qualquer maneira, Mick Hucknall deu alguns spoilers a respeito do que esperar do repertório:
“Simply Red está completando 40 anos! Estamos ansiosos para compartilhar esse marco especial nos shows da nossa turnê mundial de 2025. Os fãs poderão ouvir todas as suas faixas favoritas de 1985 até hoje e desfrutar de uma noite memorável, celebrando a incrível jornada em que estivemos juntos nas últimas quatro décadas.”