Os últimos dias marcaram muitas novidades relacionadas ao Oasis. Após 15 anos e muitas brigas públicas, a banda composta pelos irmãos Liam e Noel Gallagher voltará aos palcos para uma série de shows no ano que vem.
Curiosamente, o anúncio veio na semana em que completaram-se 15 anos desde a separação oficial do grupo, como também perto dos 30 anos do álbum de estreia “Definitely Maybe” (1994) – completos nesta quinta-feira (29).
Devido à marca, os artistas disponibilizaram uma versão especial do disco em nova qualidade na Apple Music. Também lançarão nesta sexta-feira (30) a versão comemorativa “30th Anniversary Edition”.
Confira três curiosidades a respeito do projeto abaixo:
Gravação de “Supersonic”, primeiro single e hit, aconteceu em um único dia
Até hoje, “Supersonic” é uma das músicas mais famosas do Oasis. Em suma, a canção saiu como primeiro single do disco e, surpreendentemente, foi composta e gravada em um único dia no Pink Museum Studio em Liverpool, na Inglaterra, em dezembro de 1993.
Conforme a NME, segundo Phil Smith, que colaborou com a banda em turnês, a produção da faixa custou apenas £100 – um valor considerado extremamente baixo para uma música de tal sucesso – e nunca precisou ser regravada, com a primeira versão já sendo o resultado inal.
Capa teve inspiração dos Beatles
O fotógrafo Michael Spencer Jones ficou responsável pela imagem da capa, tirada na casa do guitarrista Bonehead. Sobretudo, a inspiração para o registro veio da contracapa da compilação “A Collection of Beatles Oldies” (1966), composta pelos singles do Fab Four lançados até então.
Assim, no caso do Quarteto de Liverpool, os membros aparecem sentados ao redor de uma mesa. No caso dos irmãos Gallagher e companhia, um cenário semelhante ambientou a fotografia – que inclui outras referências, como o filme “Três Homens em Conflito” (1966) na TV.
É o único disco com o baterista Tony McCarroll
Apesar de ter atuado um dos membros originais do Oasis, Tony McCarroll ficou poucos anos na banda. “Definitely Maybe” é o único disco com o baterista, que saiu após desentendimentos durante as gravações de “(What’s the Story) Morning Glory?” (1995) – no qual apenas aparece creditado na faixa “Some Might Say”.
Sobre o retorno do Oasis
Separados desde 2009, Liam e Noel Gallagher anunciaram a volta aos grandes palcos para 2025. Assim, a dupla já confirmou uma agenda de compromissos que, por agora, focam no Reino Unido e Irlanda. Confira abaixo as datas:
- Estádio Principality em Cardiff, no País de Gales – 04 e 05 de julho
- Heaton Park em Manchester, na Inglaterra – 11, 12, 16, 19 e 20 de julho
- Estádio de Wembley em Londres, na Inglaterra – 25, 26 e 30 de julho e 02 e 03 de agosto
- Estádio Edinburgh Scottish Gas Murrayfield em Edinburgo, na Escócia – 08, 09 e 12 de agosto
- Dublin Croke Park, em Dublin, na Irlanda – 16 e 17 de agosto
Porém, os artistas ainda devem tocar em mais países. Um comunicado enviado à imprensa destacou a vontade de levar a turnê de retorno “para outros continentes fora da Europa”. “Há planos em andamento para que a turnê ‘OASIS LIVE ’25’ vá para outros continentes fora da Europa no ano que vem.”