Há exatos 38 anos, no dia 19 de julho de 1986, o Genesis alcançou o primeiro lugar da Billboard Hot 100 com “Invisible Touch”. Primeiro single de seu álbum homônimo, a faixa teve a composição assinada pelo vocalista Phil Collins e fez um tremendo sucesso – fazendo com que o grupo conquistasse pela primeira e única vez o topo da parada americana.
Para comemorar esse marco, separamos três curiosidades a respeito do clássico. Confira abaixo:
Faixa composta por Prince influenciou “Invisible Touch”
Curiosamente, “Invisible Touch” pegou referências de outra canção. “The Glamorous Life”, lançada por Sheila E. em 1984 e produzida e composta por Prince, exerceu certa influência, de acordo com Collins – conforme o Songfacts. Em suma, a letra aborda uma mulher que consegue extrair o melhor dos homens.
Álbum é citado em famoso filme americano lançado em 2000
Como mencionado, a faixa faz parte do álbum de mesmo nome. Aliás, o disco é citado diretamente no filme “Psicopata Americano”, de 2000. No longa-metragem, o personagem Patrick Bateman, interpretado por Christian Bale, diz para Christie:
“Você gosta de Phil Collins? Sou um grande fã do Genesis desde o lançamento do álbum ‘Duke’, de 1980. Antes disso, eu realmente não entendia o trabalho da banda. Muito artístico, muito intelectual. Foi em ‘Duke’ que a presença de Phil Collins se tornou mais aparente. Acho que ‘Invisible Touch’ foi a obra-prima indiscutível do grupo. É uma meditação épica sobre a intangibilidade. Ao mesmo tempo, aprofunda e enriquece o significado dos três álbuns anteriores.”
Composição começou por causa de riff de Mike Rutherford
Toda a composição girou em torno de um riff criado pelo guitarrista/baixista Mike Rutherford. “Assim que ele começou a tocar, comecei a cantar, ‘she seems to have an invisible touch’. Naquele momento, nós simplesmente sabíamos que era um ótimo gancho, e então nós meio que escrevemos toda a música ao redor disso”, descreveu Phil.