Em 2024, comemoram-se 45 anos da estreia do clássico de Ridley Scott, “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979). O longa, que certamente revolucionou os métodos de fazer horror no cinema, marcou uma geração e ainda é lembrado quando a discussão é sobre “o melhor filme de terror de todos os tempos”.
Com a, inegavelmente icônica tagline, “No espaço, ninguém te ouve gritar”, o longa levou o Oscar de Melhor Efeitos Visuais em 1980. Dessa forma, a Alpha reuniu algumas curiosidades que você, possivelmente, não sabia sobre a produção do blockbuster. Confira:
O nome original era outro
Você sabia que, primordialmente, os roteiristas do filme, Dan O’Bannon e Ron Shusett, haviam nomeado o longa de “Stearbeast”? O que, inicialmente, contava a história de gremlins invadindo um bombardeiro B-17, foi retrabalhado e renomeado para um título mais simples. O’Bannon, diria futuramente que suas inspirações para o longa foram diversas. “Eu não roubei Alien de ninguém. Eu roubei de todo mundo.”, contou o roteirista.
O filme quase estrelou Meryl Streep e Harrison Ford
O filme que tornou Sigourney Weaver uma grande estrela, quase teve um desfecho muito diferente. Durante o processo de seleção do elenco, os responsáveis reduziram as opções para Weaver e Meryl Streep. No entanto, os produtores decidiram não propor o papel para Streep, já que a atriz lidava com a morte de seu então-namorado John Cazale, em razão do filme conter cenas de morte explícitas. No entanto, Harrison Ford recusou o papel de Dallas por não querer associar-se com outro filme espacial, já que, “Star Wars”, tinha sido lançado no ínterim da produção de “Alien”.
A exibição teste teve desfecho desagradável
É comum um filme receber uma exibição prévia, anterior a sua estreia oficial. Com “Alien”, propuseram uma exibição de teste, mas o desfecho foi longe de ser agradável. Os cineastas do filme contaram, – segundo a ScreenRant – que alguns dos espectadores foram vistos vomitando nos banheiros do cinema, devido a violência explícita do longa. Além disso, um espectador que tentava abandonar a sala de cinema durante a exibição caiu e quebrou o braço.
“Alien, o Oitava Passageiro” (1979) está, atualmente, disponível para streaming no Disney+.