3 documentários para entender a história do Oasis

Após 15 anos, banda, cuja carreira ficou marcada pelo sucesso e desentendimentos, anunciou que retornará aos palcos no ano que vem

Contrariando todas as expectativas, o Oasis vai finalmente retomar as atividades. Durante a madrugada desta terça-feira (27), Liam e Noel Gallagher confirmaram os rumores e anunciaram uma turnê pelo Reino Unido e Irlanda entre julho e agosto de 2025.

Em suma, a banda permaneceu unida de 1991 até 2009. Sem dúvida, a história dos músicos ficou marcada pelo sucesso mundial, explícito com as 22 milhões de cópias vendidas somente com o disco “(What’s the Story) Morning Glory?” (1995). Porém, claro que os muitos desentendimentos também tornaram-se amplamente conhecidos!

Os irmãos envolvidos no grupo nunca esconderam suas discordâncias e brigas. Tanto é que, ao longo dos últimos tempos, chegaram a descartar totalmente uma reunião. “Eu simplesmente não poderia continuar trabalhando com Liam nem mais um dia”, escreveu Noel ao divulgar sua saída do Oasis. Sobretudo, ele deixou o irmão após uma séria briga nos bastidores do festival festival Rock En Seine, em Paris.

“Os detalhes não são importantes e são muitos para listar. Mas sinto que vocês têm o direito de saber que o nível de intimidação verbal e violenta contra mim, minha família, amigos e companheiros se tornou intolerável. E a falta de apoio e compreensão da minha gerência e dos meus colegas de banda não me deu outra alternativa a não ser buscar novos caminhos”, acrescentou em carta à época.

Diante de tal contexto, confira abaixo três documentários essenciais para entender a trajetória da banda:

Oasis Knebworth 1996 (2021) 

Lançado em 2021, “Oasis Knebworth 1996” acompanha as apresentações históricas realizadas pelo Oasis no Festival Knebworth, em Knebworth House, Inglaterra, em 1996. Ao todo, 250 mil fãs compareceram às performances nos dias 10 e 11 de agosto daquele ano, o que dá ideia da dimensão e potência dos músicos no período. Além disso, no setlist, executaram clássicos como “Champagne Supernova”, “Wonderwall” e “Live Forever”, que permanecem atemporais. É possível alugá-lo ou comprá-lo no YouTube.

Supersonic (2016)

Ao longo de 2h, “Supersonic” (2016) retrata em detalhes a carreira do Oasis: o início, o auge e a separação. Materiais de arquivo e inúmeras entrevistas, incluindo dos próprios Liam e Noel, compõem o material. Mat Whitecross ficou a cargo da direção. Já Asif Kapadia e James Gay-Rees, premiados com um Oscar pelo filme “Amy” (2015), a respeito de Amy Winehouse, trabalharam respectivamente como produtor executivo e produtor cinematográfico.

Definitely Maybe (2004)

A estreia do Oasis aconteceu com o álbum “Definitely Maybe” (1994), que inclui faixas como “Supersonic”, “Shakermaker”, “Live Forever” e “Cigarettes & Alcohol”. Disponibilizado em 2004, como uma maneira de comemorar o anversário de 10 anos, um documentário de mesmo nome detalha por meio de entrevistas os bastidores de todo o projeto: as letras, a escolha da capa, o contexto, a dinâmica entre os integrantes e muito mais. É possível assisti-lo gratuitamente, em inglês, pelo YouTube:

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados