David Bowie manteve certa proximidade de Morrissey. Décadas antes de nos deixar em 2016, o saudoso Camaleão do Rock até mesmo estabeleceu uma parceria profissional com o ex-vocalista do The Smiths, que não deu muito certo.
Separamos abaixo três fatos sobre a complicada amizade. Confira:
Artistas dividiram o palco em 1991
No dia 6 fevereiro de 1991, Morrissey e David Bowie dividiram o palco em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde fizeram uma versão de “Cosmic Dancer”, clássico do T. Rex. Para a alegria dos fãs, o encontro entre o ex-vocalista do The Smiths e o Camaleão do Rock, ocorrido no The Forum, foi eternizado em uma filmagem profissional.
“Não tínhamos ensaiado a música. O David me ligou no hotel e tentamos fazer um dueto pelo telefone, o que acabou ficando muito engraçado porque ele não conseguia lembrar a letra, mas na hora da apresentação fui eu quem esqueceu e o David lembrou. Dá para ver uma leve desaprovação dele quando repito várias vezes os versos errados… o olhar dele dizia: ‘Você não deveria estar cantando essa parte de novo’. Esse vídeo é minha 4ª lembrança favorita do David”, revelou Morrissey a respeito do dueto.
Quais eram as conversas que tinham?
Em entrevista concedida ao seu sobrinho Sam Esty Rayner para o próprio site, Morrissey relembrou como eram as conversas com o falecido artista. “Ele estava sempre rindo de alguma coisa, ou pelo menos sorrindo, e nunca falava sobre nada em profundidade. Eu dizia algo que não tinha a menor graça e ele caía na risada. Não acho que ele fosse amigo de ninguém. O Lou me disse que o David passava por ele na rua e virava o rosto para o outro lado. Também disse que o David passou os últimos anos em seu apartamento comendo almôndegas. Mas, que Deus o abençoe”, contou.
Cantores fizeram turnê conjunta, que não saiu como planejado
Entre 1995 e 1996, Morrissey recebeu a tarefa de abrir a turnê “Outside” de Bowie na Europa. Porém, pouco antes de subir ao palco em Aberdeen, na Esócia, desistiu de encerrar a excursão.
Numa entrevista à época, o Camaleão do Rock disse que o colega ficou doente. “45 minutos antes do show, ficamos sabendo que ele não cantaria naquela noite e ele, na verdade, voltou para Londres”.
Já Morrissey apresentou outra justificativa: “Eu deixei aquela turnê porque ele me colocou sob muita pressão, e achei exaustivo demais. Bowie é, antes de tudo, um negócio, e não consigo imaginar que ele telefonasse para a própria mãe sem considerar as implicações para a carreira. David se cercava de pessoas muito fortes, e esse é o segredo do seu poder: tudo o que ele fazia seria visto sob uma determinada luz. Mas certamente não foi o melhor movimento de carreira que já fiz, embora tenham dado 6.000 reembolsos em Manchester quando não apareci”, afirmou à revista The Times.
Morrissey no Brasil
Morrissey voltará ao Brasil para um show único. Após a passagem mais recente pelo país em 2018 e cancelamentos em 2023 e no ano passado, o eterno integrante do The Smiths cantará no Espaço Unimed, em São Paulo, no próximo dia 12 de novembro. Ingressos restantes seguem à venda na Live Pass.
Geralmente, a duração das apresentações do artista varia e conta com uma média de 18-20 faixas. Dentre as canções, o repertório abrange tanto a carreira solo do cantor, quanto músicas da banda que o consagrou. Basicamente, nos setlists mais recentes e de maneira intercalada, apareceram as seguintes faixas do grupo:
- How Soon Is Now?
- Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me
- Shoplifters of the World Unite
- Please, Please, Please Let Me Get What I Want
- Half a Person


