Há exatamente 16 anos, no dia 28 de agosto de 2009, o Oasis encerrou as suas atividades. Após uma briga séria nos bastidores do festival Rock En Seine, em Paris, na França, o guitarrista Noel Gallagher comunicou sua saída do grupo por meio do site oficial da banda
Veja a seguir três curiosidades sobre o momento:
Foi o Bloc Party quem anunciou para a plateia que o Oasis não subiria no palco do festival Rock En Seine
O Bloc Party tinha uma certa rixa com o Oasis. Curiosamente, foi a banda quem revelou que a banda não tocaria mais no evento. “O Oasis cancelou. Então, gostaria de aproveitar este momento para dizer: ‘É uma pena, não é, pessoal?’ Então, acho que, por tabela, seremos a atração principal”, disse vocalista Kele Okereke.
Até então, o último show do Oasis aconteceu em 22 de agosto
A banda ainda tinha uma apresentação marcada para o dia seguinte, no V Festival, mas o compromisso foi cancelado devido a um quadro de laringite de Liam Gallagher – que Noel descreveu posteriormente como “ressaca”. O Snow Patrol entrou em substituição.
Pouco tempo antes, já circulava o boato de separação
No dia 24 de agosto, o tabloide The Sun publicou uma matéria especulando: “Eles ainda têm algumas datas de turnê pela Europa, mas, a menos que recebam uma oferta milionária para retornar ao palco no Reino Unido, é difícil imaginar que voltem a se apresentar juntos.”

À época, Liam negou o rumor no X/Twitter: “Enfim, saiu na coluna do espertinho que teríamos feito o último show do Oasis no Reino Unido. Mas o garoto só fala besteira”, escreveu em certo trecho

A briga que ocasionou o fim do Oasis
Tudo começou quando Noel vetou o desejo de Liam de divulgar sua linha de roupas Pretty Green na turnê do Oasis. Relembrando o episódio em conversa para o Last Fm em 2011, conforme o Whiplash, o guitarrista pontuou que a mencionada discussão com o irmão ultrapassou todos os limites, o que fez com que tomasse a decisão:
“Eu poderia ter voltado, feito o show, ido embora, feito o outro show na Itália, e aí ficaríamos um ano e meio sem nos ver. Poderia ter sido diferente, [mas] eu simplesmente entrei no carro e pensei: ‘Não, dessa vez não. Foi violento e desnecessário. Tô fora!’”
Aliás, como reportado pela Far Out Magazine, o membro contou o momento com detalhes. Segundo o relato, a briga ficou acalorada ao ponto de quase partirem para agressão física:
“Liam saiu do meu camarim, foi para o seu próprio e voltou com uma guitarra. Ele começou a empunhá-la como um machado, não estou brincando. Foi um ato violento realmente desnecessário. Ficou balançando a guitarra e quase arrancou meu rosto com ela. O instrumento caiu no chão e ficou quebrado. Pensei: ‘Sabe de uma coisa? Vou cair fora daqui, não consigo mais fazer isso.”


