Pela primeira vez de maneira autorizada pela banda, a história do Led Zeppelin virou um documentário. Chamado “Becoming Led Zeppelin”, o filme chega nesta quinta-feira (27) aos cinemas brasileiros e explora as origens dos músicos e a jornada do grupo até o sucesso.
Aliás, “Becoming Led Zeppelin” arrecadou US$ 2,6 milhões nos Estados Unidos, conseguindo assim “a maior estreia de todos os tempos para um lançamento musical exclusivo em IMAX”. Para além do sucesso comercial, confira abaixo três motivos para assistir à produção:
Detalhes sobre o início do Led Zeppelin
Como pontuado pela Rolling Stone India, “Becoming Led Zeppelin” acaba no momento em que o álbum “Led Zeppelin II” (1970) é lançado. Sendo assim, o público é exposto a muitos detalhes não só do início da banda, mas também da carreira dos integrantes pré-grupo. O guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones, por exemplo, eram músicos de estúdio, o que é abordado no enredo
Segundo a NME, “abrangendo apenas a formação da banda ao longo de suas duas horas, o filme é minucioso quando se trata dos momentos anteriores ao Led Zeppelin, mostrando os jovens crescendo na Grã-Bretanha pós-guerra e absorvendo influências musicais dos Estados Unidos, como Little Richard e Sonny Boy Williamson II”.
Entrevista “inédita” de John Bonham
Uma entrevista rara de John Bonham aparece no documentário. Como pontuado pelo fã-clube Led Zeppelin News, o bate-papo com o saudoso baterista aconteceu em 1972, para o apresentador de rádio Graeme Berry. Apesar de ter sido promovida como “inédita” na divulgação do filme, a entrevista já havia ficado disponível anteriormente em bootlegs. Sem dúvida, continua como um dos maiores destaques da produção.
Imagens raras do Festival de Bath
Como o Led Zeppelin documentou poucas performances de sua carreira, a equipe responsável pelo documentário teve dificuldades para encontrar material. Enquanto procuravam registros, no entanto, acharam um fã que possuía uma gravação do show realizado no Festival de Bath, no Reino Unido, em 1969. Assim, no documentário, Page reage à apresentação pela primeira vez.
“No filme, mostramos Jimmy assistindo a imagens do festival de Bath que ele nunca tinha visto antes”, comentou o diretor Bernard MacMahon em entrevista ao The Guardian.