Descrito como o “melhor da cultura tradicional paulista”, o Revelando SP já tem data para acontecer na capital paulista. Entre os dias 12 e 15 de setembro, o festival, cuja entrada é gratuita, acontecerá no Parque da Água Branca, no distrito da Barra Funda, em São Paulo.
Ao longo de três décadas, o evento já teve mais de 55 edições. Sobretudo, a ideia é oferecer ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo, por meio de experiências relacionadas à culinária, música e outras expressões culturais regionais. Informações estão disponíveis por meio do site oficial.
“O encontro proporciona a troca de experiências, a articulação entre comunidades, o intercâmbio de saberes e fazeres e geração de renda. Os participantes são escolhidos através de chamada pública, na qual os municípios indicam os expositores e artistas que representam suas tradições culturais”, diz a organização.
Assim, confira cinco motivos para marcar presença neste ano:
Shows
Inúmeras atrações de peso tocarão no Revelando SP. Até o momento, a programação é a seguinte:
- 12 de setembro – Almir Sater (20h30)
- 13 de setembro – Carolina Soares (16h)
- 14 de setembro – Sapopemba e Ellen Oléria (18h)
Encontro de Tambores (19h30) - 15 de setembro – Encontro de Congadas (12h)
Os Originais do Samba (18h)
Pratos típicos
Como mencionado, o festival conta com pratos típicos, de diferentes regiões de São Paulo. É uma ótima oportunidade para experimentar novas comidas ou relembrar alguns de seus preparos favoritos. Por exemplo, tais opções ficarão disponíveis:
- Feijão tropeiro
- Frango frito com polenta e macarronada
- Linguiça bragantina com polenta crocante
- Cuscuz paulista
- Peixe de varal
- Virado à paulista
- Bolinho caipira de mandioca e tilápia
Artesanato e exposições
Por fim, o Revelando SP também oferece aos visitantes um vasto acervo artesanal. Assim, o público pode apoiar o artesanato independente de diferentes artistas e ainda conhecer novas obras: cerâmicas, bordados, crochês, arte em fios, tecelagem, brinquedos e muito mais estarão à disposição.
Ainda terão as exposições “Arte Sacra Para Ver e Sentir”, com mais de 60 réplicas do acervo do Museu de Arte Sacra, e “Turnês Fantásticas e Imaginárias”, com ilustrações de artistas da música brasileira. Dá para curtir com toda família!