Já faz oito anos desde que o U2 lançou o seu último álbum de inéditas. Intitulado “Songs of Experience”, o décimo quarto disco da banda chegou a público em dezembro de 2017. Mas, ao que tudo indica, isso mudará em breve.
Conversando com a Rolling Stone, Bono revelou que a banda já está pensando na próxima era de sua carreira. Veja três detalhes contados pelo cantor:
Projeto mira no futuro
Ao descrever o vindouro disco, Bono afirmou que, em vez de mirar no passado, as novas músicas olham para o futuro. “A nostalgia não deve ser tolerada por muito tempo, mas às vezes é preciso lidar com o passado para chegar ao futuro — e ao presente. Nosso desejo é voltar ao agora. Voltar a este momento em que estamos. Temos gravado. E, para mim, soa como o futuro. Tivemos que passar por algumas coisas, e agora estamos do outro lado.”
Participação de Larry Mullen Jr.
Por causa de lesões nos cotovelos, joelhos e pescoço, o baterista Larry Mullen Jr. está afastado das apresentações da banda. Tanto é que não participou da residência “U2:UV Achtung Baby Live at Sphere”, realizada em Las Vegas entre setembro de 2023 e março do ano passado. Porém, em contrapartida, o músico colaborará com o próximo projeto.
“Temos tocado juntos na mesma sala, os quatro. E posso dizer que ele superou completamente qualquer tormenta causada pela lesão que enfrentou. A forma como ele está tocando é das mais inovadoras. Ele está totalmente focado na banda. Não quer falar sobre mais nada — o que, de certa forma, é incrível”, adiantou o vocalista.
Disco ainda não está finalizado
Ao abordar o processo de criação da banda, Bono deixou claro que as gravações já começaram, mas que o projeto não está finalizado ainda. Ele explicou:
“Aliás, estar em uma sala com a banda, onde cada músico tem um papel único e, ao mesmo tempo, parte de algo coletivo, é algo raro hoje em dia — especialmente porque a maior parte da música atualmente é montada em pedaços. Até algumas das nossas músicas foram feitas assim, e vamos continuar fazendo. Mas o que buscamos agora é capturar o momento puro de uma banda de rock & roll em ação. Esse é o coração do álbum que estamos criando. Já gravamos algumas coisas, mas ainda não terminamos.”