Um dos maiores nomes da música brasileira, Nando Reis, completa 62 anos neste domingo, dia 12 de janeiro! Conhecido tanto por sua carreira solo quanto por seu trabalho no Titãs, o cantor já lançou mais de dez álbuns em quatro décadas de trajetória na música e é dono de dois Grammys Latinos.
Uma das maiores características da discografia de Nando são suas colaborações inesquecíveis. Ao longo dos anos, ele colecionou parcerias com grandes astros nacionais, como Gilberto Gil, Gal Costa, Pitty e Cássia Eller.
Aliás, seu currículo também inclui canções com nomes internacionais. Por exemplo, seu último projeto, “Uma Estrela Misteriosa”, contou com a participação de Peter Buck (ex-R.E.M), Duff McKagan (Guns N’ Roses), Krist Novoselic (Nirvana) e Matt Cameron (Pearl Jam).
Por isso, a fim de celebrar o aniversário de Reis, relembre três parcerias marcantes de sua carreira!
“Pra Você Guardei O Amor” com Ana Cañas
Em 2009, Nando Reis lançou o seu oitavo álbum de estúdio “Drês” com a banda de apoio “Os Infernais”. Nesta coletânea, está uma das mais emblemáticas colaborações do astro, a faixa “Pra Você Guardei O Amor”, com a cantora Ana Cañas.
A canção foi um dos grandes destaques da produção e, segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), foi uma das músicas mais tocadas de Reis entre 2013 e 2023 no Brasil, especificamente nos segmentos de execução pública (rádio, sonorização ambiental, música ao vivo, casas de festas e diversão).
“De Janeiro a Janeiro” com Roberta Campos
A princípio, “De Janeiro a Janeiro” foi gravada apenas na voz de Roberta Campos para o seu álbum de estreia “Para Aquelas Perguntas Tortas”, de 2008. No entanto, a cantora decidiu relançar a canção dois anos mais tarde, em 2010, para o disco “Varrendo a Lua”. Dessa vez, Campos dividiu os microfones com Nando e, juntos, eternizaram a música.
A canção chegou até a ser tema de novelas da Rede Globo, como “Sangue Bom” (2013) e “Além do Tempo” (2015).
“Relicário” com Cássia Eller
Por fim, é claro que esta lista não estaria completa sem uma colaboração com Cássia Eller. Por anos, Reis compôs diversas faixas para a cantora, como as inesquecíveis “All Star” e “O Segundo Céu”. No entanto, é impossível não pensar na dupla sem lembrar de “Relicário”. Em 2001, Cássia e Nando a cantaram no álbum “Acústico (Ao Vivo)” de Eller.