Em 2024, o Brasil foi palco de shows incríveis! Do Rock in Rio à residência de Bruno Mars por aqui, o que não faltou foram grandes apresentações para todos os gostos. No entanto, o país não é novato em receber concertos de grande porte que mobilizam o público de norte a sul do território nacional.
Por isso, relembre quatro apresentações grandiosas sediadas no Brasil:
Michael Jackson em 1993 no Morumbis
Michael Jackson já visitou o Brasil três vezes. A primeira foi em 1974 com o grupo Jacksons 5, em que participava com seus irmãos. Anos mais tarde, o astro retornou ao país, dessa vez já como cantor solo, para trazer a “Dangerous World Tour”, a fim de promover o disco “Dangerous”, em 1993.
Assim, ele realizou dois mega concertos no estádio Morumbi, atualmente chamado de Morumbis, nos dias 15 e 17 de outubro daquele ano. As apresentações contaram com as características coreografias do Rei do Pop e foram recheadas de hits como “Billie Jean” e “Thriller”. Aliás, a infraestrutura do evento era tão grande que, ao todo, pesava cerca de 400 toneladas. Os itens chegaram a São Paulo em dois aviões cargueiros do maior modelo do mundo até então.
Posteriormente, Jackson veio para o Rio de Janeiro gravar o clipe “They Don’t Care About Us”.
Queen no Rock in Rio 1985
Não é segredo para ninguém que a primeira edição do Rock in Rio, em 1985, é um marco na indústria musical. A estreia do festival é até hoje lembrada como um dos maiores eventos de música do mundo e foi sede de apresentações históricas, como os icônicos concertos do Queen.
Os ingleses se apresentaram nos dois finais de semana da Cidade do Rock, em 11 e 18 de janeiro. Somando as duas apresentações, eles reuniram mais de 500 mil pessoas na plateia. Assim, na ocasião, o grupo apresentou a setlist cheia de hits, mas o momento de maior destaque vai para a perfomance de “Love Of My Life”, que ficou marcada na carreira dos músicos.
Madonna em Copacabana em 2024
Se engana quem pensa que os grandes shows no Brasil ficaram no passado. Na verdade, eles estão mais vivos que nunca e Madonna veio para provar isso! A dona de “Like A Virgin” fez uma breve, mas histórica, passagem por terras brasileiras em maio de 2024. Na ocasião, a cantora finalizou a turnê “Celebration Tour”, que comemorava os seus incríveis 40 anos de trajetória musical, em grande estilo com um show gratuito na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Assim, em torno de duas horas, a cantora tocou hits desde o começo de sua jornada até os mais atuais. Algumas canções sofreram modificações e contaram com um toque brasileiro, misturando o pop da artista com ritmos de funk e samba.
As convidadas nacionais escolhidas para ficar ao lado da Rainha do Pop já eram esperadas: Anitta participou do ato de “Vogue” e Pabllo Vittar dançou ao som de “Music”. Cerca de 1,6 milhão de pessoas, de diferentes estados e até de fora do país, marcaram presença no show, tornando-se, assim, o concerto com maior audiência na carreira da diva.
When you call my name 🗣️ It’s like a little prayer 🙏 I’m down on my knees 🦵 I wanna take you there ✨ #MadonnaNaGlô pic.twitter.com/NAuqJO3sYk
— TV Globo 📺 (@tvglobo) May 5, 2024
Rod Stewart em 1994 em Copacabana
Inclusive, Madonna não foi a primeira a fazer um show inesquecível em Copacabana. Na realidade, astros como os Rolling Stones também já realizaram o feito. No entanto, Rod Stewart foi o responsável por quebrar um recorde no local. Isso porque o cantor, durante a virada de ano entre 1994 e 1995, reuniu mais de 4 milhões de pessoas na praia carioca. Inclusive, ele entrou no Guinness Book como o maior evento de rock gratuito de todos os tempos.
Com o famoso calçadão e a vista para o mar como pano de fundo, Stewart cativou o público com seus hits atemporais. Canções como “Maggie May”, “Do Ya Think I’m Sexy?” e “Sailing” ecoaram pelas areias de Copacabana.