É impossível lembrar da década de 80 e não pensar em “Take on Me”. Lançada no dia 19 de outubro de 1984, a canção faz parte do álbum de estreia do A-ha, “Hunting High and Low” (1985), e tornou-se um dos maiores sucessos do trio norueguês.
Em comemoração aos 40 anos do sucesso, separamos cinco curiosidades a respeito da faixa que você provavelmente não sabia.
Banda gravou primeira versão da faixa em 1982 com outro título
Conforme o Songfacts, os músicos gravaram uma versão inicial da faixa em 1982. À época, a banda intitulou o rascunho de “Lesson One”. Apesar da letra diferente, o riff de teclado era o mesmo.
Antes de clipe icônico, sucesso ganhou outro vídeo
Claro, para além da melodia cativante, “Take on Me” virou uma febre pelo vídeo extremamente inovador para o período. Basicamente, é um clipe de animação de rotoscopia – ou seja, com sequências de ação quadro a quadro. Porém, antes de tal registro, a faixa ganhou uma outra versão visual, na qual os integrantes apenas tocavam a música em frente a um fundo azul na gravação.
Canção ultrapassa os 2 bilhões de visualizações no YouTube
Diante da ideia revolucionária, o clipe de “Take on Me” entrou para os clipes mais históricos da música. Tanto é que foi o primeiro originalmente da década de 1980 a alcançar 1 bilhão de visualizações no YouTube. Agora, coleciona mais de 2 bilhões de visualizações – um número extremamente expressivo na plataforma.
Diretor já comandou outros grandes videoclipes
Steve Barron ficou responsável pela direção de “Take on Me”. Aliás, o profissional guarda grandes feitos em seu currículo, já que também comandou os vídeos “Money for Nothing”, do Dire Straits, e “Billie Jean”, de Michael Jackson.
A-ha cantou faixa foi no Rock in Rio em recorde de público
O A-ha veio ao Brasil em 2002, como uma das atrações do Rock in Rio. Claro que “Take on Me” não faltou no repertório. Curiosamente, segundo a própria organização, o trio tocou para cerca de 198 mil pessoas, um recorde não só para o evento, mas para a época como um todo.