No dia 10 de agosto de 1979, Michael Jackson lançou o seu quinto disco de estúdio, “Off the Wall”. Com influências do funk, R&B e disco music, o projeto emplacou sucessos como “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”, “Rock with You”, “She’s Out of My Life” e “Girlfriend”.
Sobretudo, o trabalho icônico para a música recebeu aclamação da crítica e alcançou a terceira posição na parada Billboard 200. É considerado o 36º melhor disco de todos os tempos pela Rolling Stone.
Para comemorar os 45 anos do material, separamos três curiosidades a respeito. Confira abaixo:
Disco marcou nova fase da vida do Rei do Pop
“Off The Wall” representou um novo momento para o cantor. Isso porque o disco foi seu primeiro trabalho após a saída da gravadora Motown e o primeiro disponibilizado pela Epic. Toda a criação também ocorreu enquanto já estava mais maduro, quando chegava aos 21 anos de idade.
O próprio Michael quem convidou o produtor Quincy Jones
Quincy Jones virou um fenômeno na indústria e um colaborador frequente do Rei do Pop. Afinal, ele também é creditado no sucessor “Thriller” (1982) e “Bad” (1987). Porém, tudo teve início justamente com “Off The Wall”. Para o The Guardian em 1980, Jackson contou:
“Liguei para Quincy um dia e disse ‘Quincy, estou pronto para fazer um álbum solo. Eu vou produzir também, mas quero que alguém trabalhe comigo. Você pode me recomendar alguém?’ Eu não estava tentando insinuar nada.”
Álbum influenciou nomes como The Weeknd
Não é segredo que “Off The Wall” é um dos grandes clássicos da música e influenciou uma geração de músicos. The Weeknd, por exemplo, disse para um documentário: “Encontrei meu falsete por causa do álbum ‘Off The Wall’, especificamente com a música ‘Don’t Stop ‘Til You Get Enough’. Eu sempre uso Michael como, antes de mais nada, uma inspiração vocal, e esse álbum foi definitivamente o responsável por me fazer sentir que eu poderia cantar”.