É comum que, ao longo dos anos, bandas mudem de formação. Em certos casos, alterações nos integrantes são até benéficas e, além de melhorarem a dinâmica interna, geram mais sucesso do que o esperado. Não é de surpreender que inúmeros grupos continuam em atividade e arrastando multidões com membros completamente diferentes do início.
Sendo assim, com base em lista da Ultimate Classic Rock, separamos 5 grandes bandas que, atualmente, contêm apenas um único integrante original:
Iron Maiden
O Iron Maiden surgiu em 1975. Inicialmente, a banda contava com Steve Harris (baixo), Dave Sullivan (guitarra), Ron Matthews (bateria), Paul Day (voz) e Terry Rance (guitarra). Porém, a formação pouco durou. Dos nomes mencionados, apenas o baixista segue liderando a Donzela de Ferro.
Deep Purple
Em atividade desde 1968, o Deep Purple iniciou sua trajetória na música com Rod Evans (vocais), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Nick Simper (baixo) e Ian Paice (bateria). Somente o baterista ainda permanece na banda.
Slipknot
Fundado em 1995, o Slipknot costumava ter uma formação bem diferente da atual. Anders Colsefni (voz), Paul Gray (baixo) e Donnie Steele (guitarra) eram acompanhados do percussionista Shawn Crahan, que é o único membro original dos mascarados.
The Cure
Em 1976, o The Cure “chegava ao mundo”. Robert Smith (voz e guitarra), Michael Dempsey (baixo) e Lol Tolhurst (bateria) eram os músicos creditados ao projeto. Inclusive, tal formação é a responsável pelo álbum de estreia “Three Imaginary Boys” (1979). Porém, a configuração também se desfez, com apenas o vocalista permanecendo.
AC/DC
Por fim, em 1973, os irmãos Malcolm e Angus Young formaram o AC/DC. Guitarristas, os dois tinham como parceiros Colin Burgess (bateria), Larry Van Kriedt (baixo) e Dave Evans (voz). Assim como os outros casos mencionados, não deu muito certo. Hoje, só Angus ainda é parte do grupo.