O lendário produtor Quincy Jones morreu neste último domingo (3), aos 91 anos. Segundo sua assessoria, o músico faleceu cercado da família em sua casa em Bel Air, em Los Angeles.
Em quase sete décadas de trajetória no ramo musical, o astro foi responsável por dezenas de hits inesquecíveis. Por exemplo, firmou uma parceria com Michael Jackson que rendeu os discos “Thriller”, “Bad” e “Off The Wall”. Além disso, ele já trabalhou com outros grandes nomes, como Frank Sinatra e Milton Nascimento.
A fim de celebrar a memória deste ícone, relembre cinco sucessos que Quincy Jones produziu:
“Billie Jean” – Michael Jackson
Lançado em 1983, “Billie Jean” foi o segundo single do álbum “Thriller”. Na época, a canção estourou e também quebrou barreiras. Isso porque o seu videoclipe foi o primeiro de um artista negro a passar, regularmente, na MTV.
Originalmente, Jones tentou remover a faixa do álbum. No entanto, devido à resistência de Michael, “Billie Jean” seguiu na produção e se tornou uma das músicas mais vendidas de 1983. Aliás, até hoje a canção segue fazendo sucesso e foi o primeiro clipe do Rei do Pop a atingir 1 bilhão de visualizações no YouTube.
“We Are The World” – USA for Africa
A canção beneficente “We Are The World” uniu mais de quarenta grandes músicos em 1985. Assim, os lucros da faixa foram destinados à organização USA for Africa, a fim de combater a crise da fome na Etiópia. Os responsáveis por essa mega produção foram os produtores Quincy Jones e Michael Omartian. Ainda, Michael Jackson e Lionel Richie assinaram a composição.
A gravação histórica aconteceu durante uma madrugada, logo após a premiação American Music Awards. Assim, todos os artistas conseguiram conciliar a agenda. E parece que a ação deu muito resultado! Na época, faixa vendeu cerca de 20 milhões de cópias físicas e se tornou o oitavo single mais vendido no mundo.
“Baby, Come to Me” – Patti Austin & James Ingram
Lançada para o álbum “Every Home Should Have One” de Patti Austin em 1981, o dueto entre a cantora e James Ingram foi composto por Rod Temperton e produzido por Jones. Quando saiu, a canção não fez sucesso de imediato. Contudo, dois anos depois, ela chegou ao topo de Billboard Hot 100 ao integrar a trilha sonora da novela americana “General Hospital”.
“Beat It” – Michael Jackson
“Beat It” surgiu com o desejo de Quincy Jones de produzir uma faixa de rock para o disco “Thriller”. Michael compôs a canção que, em seguida, se tornaria uma das mais marcantes de sua carreira. Além disso, a música conta com o solo de guitarra icônico do saudoso músico Eddie Van Halen.
Ademais, em 1983, a canção ganhou o Grammy de “Gravação do Ano” e “Melhor Performance Vocal de Rock Masculina”.
“Thriller”- Michael Jackson
Por fim, a canção que dá título a um dos álbuns mais emblemáticos da cultura pop e um dos auges da parceria entre Jones e Jackson foi lançada em 1982. Posteriormente, ela foi relançada no ano seguinte como o último single da coletânea. Aliás, a faixa histórica contou com Quincy na produção e foi composta por Rod Temperton.