5 indícios de que o Black Sabbath se reuniria para um show de despedida

Com formação clássica, grupo realizará último show da carreira em julho

Como anunciado nesta quarta-feira (5), o Black Sabbath realizará o último show de sua carreira com todos os membros da formação clássica. Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward vão tocar juntos pela primeira vez em 20 anos.

A novidade chegou pelas redes sociais do Madman, que adiantou a data da apresentação: dia 5 de julho, no festival Back to the Beginning, promovido em Villa Park, em Birmingham, Inglaterra – cidade natal do grupo.

No evento, o Príncipe das Trevas fará um set solo, mas finalizará sua participação ao lado dos demais integrantes do grupo. Sobre o espetáculo, ele escreveu:

“Chegou a minha hora de voltar ao começo… hora de retribuir ao lugar onde nasci. Que privilégio poder fazer isso com a ajuda de pessoas que amo. Birmingham é o verdadeiro lar do metal. Birmingham para sempre.”

O evento também contará com a presença de diversos outros artistas de peso. Nesta lista, estão confirmados nomes como Metallica, Slayer, Gojira e muito mais.

Apesar de ter surpreendido uma parcela dos fãs, já rolavam indícios de que o Sabbath subiria ao palco uma última vez onde tudo começou. Veja abaixo:

Sharon Osbourne mencionou o assunto em janeiro de 2024

Em janeiro de 2024, durante entrevista ao jornal britânico Mirror, Sharon Osbourne já havia revelado que o marido gostaria de “aposentar-se” após duas apresentações em sua terra natal. Segundo a empresária, o local perfeito seria justamente no estádio do Aston Villa, em Birmingham, Inglaterra:

“Queremos que a despedida seja no Aston Villa, em Birmingham, terra natal de Ozzy. Sua voz continua perfeitamente conservada. Mesmo sem realizar mais shows, ele ainda faz aulas de canto e lembra de todas as melodias. Além disso, mantém as piadas de sempre.”

Ozzy comentou a respeito em maio de 2024

Entre 2016 e 2017, o Black Sabbath realizou uma turnê de despedida. Intitulada “The End”, a série de shows contou apenas com a participação de Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler. Bill Ward foi substituído por Tommy Clufetos, o que causou grande arrependimento no Madman.

Por isso, o próprio comentou em episódio do podcast The Madhouse Chronicles (via Blabbermouth):

“Se [os músicos do Black Sabbath] quiserem fazer mais um show com Bill, eu aproveitaria essa chance. Sabe o que seria legal? Se aparecêssemos em um clube ou algo assim sem avisar, simplesmente subíssemos no palco e tocássemos. Começamos em um clube e terminaríamos assim.”

Geezer Butler levantou possibilidade em maio de 2024 

Conversando com o programa de rádio de Eddie Trunk em maio de 2024, conforme a Consequence, Geezer Butler revelou que havia conversas para um retorno. Até mesmo porque Ward não participou da derradeira excursão

“É claro que há um interesse da minha parte em fazer isso, mas há um grande ‘porém’: teríamos que falar com Bill Ward sobre isso. Todo mundo quer fazer isso mas não sei se ele é capaz de conseguir.”

Apesar de afastado dos palcos por problemas de saúde, o Madman também manifestou o desejo de encerrar a trajetória do Black Sabbath em grande estilo. Até então, faltava somente o “aval” dos outros membros, segundo o músico:

“Ozzy espera terminar tudo no ano que vem em Aston, no Aston Villa [estádio de futebol em Birmingham]. Estou definitivamente pronto para isso, para terminar assim… Eu e Ozzy concordamos sobre isso, mas não tenho certeza sobre mais ninguém.”

Tony Iommi também manifestou interesse em maio de 2024

Com o pronunciamento dos outros membros, chegou a vez de Tony Iommi manifestar interesse pela ideia. Também ao programa de rádio de Eddie Trunk, o guitarrista pontuou de maneira cautelosa:

“Teremos 90 anos quando fizermos [a reunião]. [Risos] Seria uma boa ideia, mas as pessoas podem pensar: ‘ah, eles estão fazendo isso por dinheiro’ e vão especular. Bem, não seria por  nada disso, é apenas uma ideia legal para colocarmos em prática. Agora, se realmente vai acontecer será outro assunto. Mas veremos.”

Bill Ward fez pronunciamento em julho de 2024

Diante de todos os comentários, o próprio Bill Ward veio a público se pronunciar. Em postagem nas redes sociais em julho do ano passado, o baterista escreveu:

“Bill Ward aqui, passando para falar sobre um possível show do Sabbath na Inglaterra. Estou dentro para tocar alguns dos clássicos favoritos de todo mundo. Adorei tocá-los naquela época e adoraria tocá-los uma última vez. Não vou falar publicamente sobre minha saúde, exceto para dizer que, para alguém de 76 anos, estou me sentindo muito bem todos os dias. Estou musicalmente ativo todos os dias e levo uma vida muito ocupada e gratificante. Amo todos vocês, o tempo todo.”

 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados