Inegavelmente, Rita Lee é um dos maiores ícones da música brasileira. Em seus sessenta anos de trajetória musical, a chamada Rainha do rock brasileiro marcou gerações com seus hits inesquecíveis, como “Lança Perfume”, “Mania de Você”, “Erva Venenosa” e muitos outros. Aliás, ela também teve uma carreira de sucesso nas bandas icônicas Tutti Frutti (1973-1978) e Os Mutantes (1966 e 1972).
Dessa maneira, as canções de Rita foram eternizadas nas trilhas sonoras das produções que acompanham o dia a dia da população do Brasil: as novelas. A artista já foi voz de nove aberturas de novela, além de integrar a lista de músicas de mais de oitenta gravações audiovisuais.
Aliás, nesta terça-feira, dia 31 de dezembro, a cantora completaria 77 anos! A fim de celebrar o seu aniversário, confira cinco canções que Lee emplacou em folhetins brasileiros.
“Reza” em Avenida Brasil (2012)
A princípio, em 2012, “Avenida Brasil” foi a novela que parou o Brasil. Entre as produções musicais que marcaram a telenovela, está “Reza”, faixa-título do 21º disco de Rita Lee, lançado em 2012. A canção era o tema dos personagens Cadinho (Alexandre Borges), Noêmia (Camila Morgado), Alexia (Carolina Ferraz) e Verônica (Débora Bloch).
“Ovelha Negra” em Mulheres de Areia (1993)
“Ovelha Negra” é uma canção de Rita Lee com a banda Tutti Frutti, lançada em 1975 no disco “Fruto Proibido”. Quase vinte anos mais tarde, em 1993, a faixa ganhou uma nova versão pela banda Os Fantasmas, que entrou na trilha sonora da novela “Mulheres de Areia”. Este era o tema da personagem Malu, vivida por Vivianne Pasmanter.
“Amor e Sexo” em Celebridade (2003)
Ainda, Rita Lee integrou a reprise de “Celebridade”, em 2003, como hit “Amor e Sexo”. Inicialmente, a música foi lançada neste mesmo ano para o disco “Balacobaco”. No audiovisual, ela era trilha dos personagens Darlene (Deborah Secco) e Vladimir (Marcelo Faria).
“Erva Venenosa” em Cobras e Lagartos (2006)
Embora a versão original de “Erva Venenosa” pertença ao grupo The Coasters, ela ganhou novas versões no Brasil. Primeiro pelo conjunto brasileiro Golden Boys, em 1965. Depois, pela banda Herva Doce, em 1983, e por fim, por Rita Lee, no ano 2000.
A releitura de Rita entrou no álbum “3001” e chegou a integrar a trilha sonora de sete telenovelas: “Um Anjo Caiu do Céu” (2001), “Cobras & Lagartos”(2006), “Água na Boca” (2008), “Escrito nas Estrelas” (2010), “Rebelde” (2011), “Malhação” (2013) e “Fuzuê” (2023).
Em “Cobras e Lagartos”, por exemplo, a canção era pano de fundo para a personagem Leona (Carolina Dieckmann).
“Mon Amour” em Fera Ferida (1993)
Disponível no álbum “Rita Lee”, de 1993, “Mon Amour” fez parte da lista de música da novela “Fera Ferida”. Na produção, ela embalava o enredo da personagem Rubra Rosa, vivida por Susana Vieira.