Créditos: TV Globo / João Miguel Júnior
Manoel Carlos, considerado um dos maiores escritores da teledramaturgia brasileira, nos deixou no último sábado (10). Segundo o g1, o autor de 92 anos estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, onde fazia tratamento contra a Doença de Parkinson. Mais informações não foram divulgadas.
A seguir, relembre cinco novelas escritas pelo autor, acompanhadas de músicas que marcaram cada produção:
“Por Amor” (1997) – Palpite
“Por Amor” foi exibida em 1997. O enredo central girou em torno do sacrifício de Helena (Regina Duarte), que trocou seu bebê saudável pelo neto morto para poupar a filha Maria Eduarda (Gabriela Duarte) da dor da perda. Uma das músicas de maior destaque foi “Palpite”, de Vanessa Rangel, que era tema romântico dos personagens Milena (Carolina Ferraz) e Nando (Eduardo Moscovis).
“Laços de Família” (2000) – Próprias Mentiras
Já “Laços de Família” esteve no ar entre 2000 e 2001. A trama acompanha Helena (Vera Fischer), que se envolve com o jovem médico Edu (Reynaldo Gianecchini), enquanto enfrenta dilemas familiares, especialmente quando sua filha Camila (Carolina Dieckmann) descobre ter leucemia. Dentre os maiores destaques da trilha, esteve “Próprias Mentiras”, da cantora Deborah Blando, como tema de Íris, personagem interpretada por Deborah Secco.
“Mulheres Apaixonadas” (2003) – Velha Infância
“Mulheres Apaixonadas” ganhou exibição em 2003. Os espectadores conheceram Helena (Christiane Torloni), diretora de uma escola que, após 15 anos de casamento com Téo (Tony Ramos), decide viver uma nova paixão. A música “Velha Infância”, do grupo Tribalistas, fez parte da trilha sonora, usada como tema romântico de Cláudio (Erik Marmo) e Edwiges (Carolina Dieckmann).
“Viver a Vida” (2009) – A Mulher Que Eu Amo
Transmitida entre 2009 e 2010, “Viver a Vida” acompanha Helena (Taís Araújo), uma modelo bem-sucedida que enfrenta dilemas amorosos e familiares, e a jovem Luciana (Alinne Moraes), que sofre um acidente que a deixa tetraplégica. Dentre as canções utilizadas na produção, apareceu “A Mulher Que Eu Amo”, de Roberto Carlos, justamente como tema da protagonista.
“Em Família” (2014) – Eu Sei Que Vou Te Amar
“Em Família”, que marcou a despedida de Manoel Carlos no horário nobre, foi exibida em 2014. Em suma, a trama mostra as três fases da vida de Helena (Julia Lemmertz) e seu relacionamento marcado conflituoso com Laerte (Gabriel Braga Nunes). A abertura da novela recebeu a interpretação de Ana Carolina da canção “Eu Sei Que Vou Te Amar”, clássico de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.


