5 produções marcantes de Vladimir Carvalho para relembrar

Nesta quinta-feira (24), o mundo do cinema recebeu uma notícia triste. O cineasta e diretor Vladimir Carvalho faleceu aos 89 anos. Ele estava internado há 3 semanas e enfrentava um problema renal. Um dos maiores nomes do audiovisual brasileiro, Vladimir se debruçou na história brasileira ao longo dos seus 50 anos de carreira. Por conta disso, a Alpha te relembra 5 produções marcantes dele. Assim sendo, confira abaixo:

O País de São Saruê (1971) 

Neste documentário, Vladimir fala sobre as secas constantes na região do Rio do Peixe, no estado de Paraíba. Em suma, vemos mais do cotidiano de lavradores e garimpeiros em meio à estiagem da região.

Rock Brasília: Era de Ouro (2011)

Não tem como discutir o rock brasileiro sem falar sobre o terreno fértil que foi a cidade de Brasília durante a década de 80 e 90. Além disso, o diretor explora a figura de Renato Russo, ex-vocalista da banda Legião Urbana.

Barra 68: Sem Perder a Ternura (2001)

Conhecemos, em suma, o trabalho de Darcy Ribeiro, durante a década de 60. Durante a Ditadura Militar de 1964, ele sofreu diversas repressões da Universidade de Brasília.

Romeiros da Guia (1962)

Segundo a sinopse oficial: “Na Praia de Ponta de Mato, romeiros partem em jangadas rumo à Igreja de Nossa Senhora da Guia, no município de Lucena. Entretanto, desembarcam e entram na igreja, oram e depositam os ex-votos. De noite, se entregam aos folguedos, dançando, cantando, conversando e bebendo. Ao raiar do dia, retornam a seus lares em suas jangadas.”

Cícero Dias, o Compadre de Picasso (2016) 

Um dos últimos projetos, aliás, de Vladimir Carvalho. Conhecemos mais sobre a figura de Cícero Dias e suas principais influências, passando por artistas como Pablo Picasso, Fernand Léger e Joan Miró.

Leia também: Fernanda Torres é homenageada no Critic’s Choice Awards; saiba tudo

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados