A história por trás de “Cherish”, hit do Kool & The Gang

O Kool & The Gang é dono de grandes hits dos anos 80. Embora tenha sido formado em 1964, o grupo atingiu seu auge quase vinte anos depois, quando emplacou faixas como “Celebration”, “Too Hot” e “Get Down On It”.

Na época, a banda também vivia uma de suas formações mais emblemáticas, com James “JT” Taylor nos vocais. O cantor marcou presença entre 1979 e 1988 e foi a voz destes sucessos implacáveis, que continuam sendo lembrados até hoje.

Inclusive, em breve, os brasileiros poderão ouvir estas canções ao vivo. Isso porque o Kool & The Gang virá ao Brasil para uma apresentação única no dia 15 de novembro, em São Paulo, no Espaço Unimed. Será a primeira passagem deles por aqui em treze anos.

Dessa maneira, criar músicas que seguem mobilizando multidões quase quatro décadas mais tarde é um desafio. Por isso, confira a história por trás de “Cherish”, um dos grandes hits dos músicos.

Como “Cherish” foi criada

Antes da década de ouro do Kool & The Gang, a banda já havia emplacado “Jungle Boogie”, em 1973. No entanto, com a década de 80 cada vez mais próxima, os artistas decidiram deixar as raízes do funk e do jazz e abraçar de vez o pop, que ganhava cada vez mais notoriedade.

Segundo Ronald Bell, saxofonista e um dos fundadores do conjunto, essa vontade de mudar rendeu aos músicos um de seus maiores sucessos. “Eu me concentrei em tirar os acordes de jazz das canções e transformá-los em música pop. Assim, criamos ‘Celebration'”, contou no livro “Playing Back The 80s”.

Dessa maneira, após o lançamento dessa canção em 1980, a banda estava em busca do próximo hit. Foi assim que, quatro anos mais tarde, surgiu “Emergency”, o disco mais vendido da carreira dos americanos. É nele que está “Cherish”, o single mais bem-sucedido da era, que precedeu “Fresh” e “Misled”.

Tudo começou com uma melodia feita por Ronald e inspirada na faixa “Flashdance (What A Feeling)”, de Irene Cara. “Quando James [‘JT’ Taylor, o vocalista] ouviu, ele gostou e começou a compor a letra”, afirmou o músico.

Assim, o cantor escreveu a canção enquanto os músicos viajavam e pode ter se inspirado na sua noiva. “Nós estávamos na praia em Bahamas naquela época. Ele [James] estava com a sua então noiva e acho que foi isso o que saiu.”

Bell ainda completou que o Kool & The Gang não estava, necessariamente, esperando o sucesso da faixa. “Na maioria das vezes, quando você escreve uma música, você nunca sabe”, disse. “Mas as pessoas gostam do que gostam e acho que canções sobre relacionamentos sempre funcionam.”

Kool & the Gang no Brasil

A banda passará por São Paulo no dia 15 de novembro, sexta-feira. O show será no Espaço Unimed, localizado na Rua Tagipuru, 795, na Barra Funda. Os portões abrirão às 20 horas e o concerto começará às 22h. Aliás, os ingressos estão disponíveis no site Ticket360.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados