A relação de Quincy Jones com a música brasileira

Neste último domingo (3), o mundo da música foi abalado com a morte de Quincy Jones. O icônico produtor faleceu aos 91 anos em sua casa em Bel Air, Los Angeles. Seu legado musical engloba grandes hits de Michael Jackson, mais especificamente os álbuns “Off The Wall”, “Thriller” e “Bad”. Além disso, o músico já trabalhou com outros grandes nomes, como Frank Sinatra e Céline Dion.

Ainda, Jones era um grande amante da música brasileira e nunca escondeu isso. Em conversa com o jornalista Amaury Jr., em 2007, o artista citou uma extensa lista de brasileiros que admirava. Por exemplo, entre eles estavam Jorge Ben, Simone, Djavan, Caetano Veloso e muitos outros.

No entanto, a relação do produtor com o Brasil não acaba por aí! Na verdade, ele se tornou próximo de músicos nacionais e chegou até a trabalhar em produções daqui.

Quincy Jones e os artistas brasileiros

Sua primeira vinda ao país se deu em 1956, como trompetista Dizzy Gillespie. Alguns anos mais tarde, em 1962, Quincy gravou o álbum “Big Band Bossa Nova”, que contava com regravações de canções brasileiras, como “Desafinado”, de Tom Jobim. É possível que você conheça a faixa “Soul Bossa Nova”, uma das mais famosas da produção.

Posteriormente, o americano se tornou amigo de Milton Nascimento. Aliás, ele fez parte da produção de “Yauaretê”, álbum de 1987 de Bituca. A amizade da dupla seguiu por anos. Em 2021, Milton publicou a foto de uma chamada de vídeo entre os dois em sua conta do Instagram. Na legenda, o brasileiro escreveu: “Quantas lembranças lindas eu tenho ao lado desse cara, um irmão que eu tenho desde 1967!”.

Ainda, a música brasileira rendeu um Grammy a Quincy Jones. O músico, que colecionou 28 gramofones dourados, conquistou o prêmio “Melhor Arranjo em uma Gravação Instrumental”, em 1981, por “Velas”, regravação da canção de Ivan Lins.

Além disso, o americano também cultivou uma amizade com Paulinho da Costa. Aliás, os dois trabalharam juntos na trilha sonora do longa “O Feiticeiro”, filme estrelado por Michael Jackson.

Homenagem de Milton Nascimento 

Após a notícia do falecimento de Quincy, muitos artistas prestaram suas homenagens ao astro. Um deles foi Milton Nascimento, que publicou uma fotografia ao lado do amigo e escreveu:

“Hoje amanheci com a triste notícia da partida do meu grande e amado amigo, Quincy Jones. Quincy foi um grande admirador e disseminador da música brasileira pelo mundo, e produziu muitos dos discos mais emblemáticos e importantes da história da indústria musical. Há um tempo, ele me ligou por videochamada, e matamos um pouco da saudade, que, agora, será eterna. Descanse em paz, querido irmão.”

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados