Com o lançamento do álbum “Voyage”, o ABBA resolveu fazer uma série de apresentações um tanto quanto diferente. Para divulgar o material, o grupo iniciou em 2022 o espetáculo “ABBA Voyage”, em Londres, com a presença de uma banda ao vivo e avatares digitais mais jovens dos integrantes no palco, em vez dos próprios artistas. O show tecnológico acontece na ABBA Arena, pensada especialmente para isso.
Com apresentações marcadas para até junho de 2026, o show virtual teve um grande impacto na economia do Reino Unido.
Segundo o relatório elaborado pela consultoria de música e economia Sound Diplomacy, o espetáculo “contribuiu com 2,06 bilhões de libras em faturamento para a economia do Reino Unido entre maio de 2022 e maio de 2025″. Em reais, o valor ultrapassa R$ 14 bilhões, considerando a cotação atual.
O documento ressalta que o impacto ultrapassa Londres, cidade onde o evento é sediado, e atinge todo o Reino Unido, movimentando a economia nacional. “A operação e os gastos dos participantes são importantes geradores de contribuição econômica para as economias locais, municipais e nacionais, demonstrando que o ABBA Voyage continua a impactar significativamente a riqueza econômica do país”, diz o estudo [via NME].
Até o prefeito da capital britânica, Sadiq Khan, falou sobre o espetáculo. “ABBA Voyage foi um sucesso absoluto, redefinindo as possibilidades de um concerto musical e dando um enorme impulso à nossa economia“, comentou. “Desde a sua inauguração, há três anos, tem atraído visitantes de todo o mundo, lotado restaurantes e hotéis e proporcionado aos frequentadores de concertos uma noite inesquecível.”
Ao todo, o show virtual gerou emprego para 9.739 trabalhadores por ano, direta e indiretamente, levando em consideração toda a região do Reino Unido. Abaixo, o impacto do ABBA Voyage em empresas da região durante os três primeiros anos do espetáculo:
- O setor de hospedagem recebeu £86 milhões (24,7% do gasto total)
- Restaurantes e bares receberam £80,4 milhões (23,1% do gasto total)
- O transporte em Londres recebeu £54,2 milhões (15,5% do gasto total)
- Lojas comerciais receberam £44,2 milhões (12,7% do gasto total)
- Outros estabelecimentos de entretenimento receberam £44 milhões (12,6% do gasto total)
- Alimentos e bebidas dentro da arena receberam £26,2 milhões (7,5% do gasto total)


