ABBA celebra 50 anos de vitória no Eurovision

A música "Waterloo" foi a vitoriosa naquela noite icônica para o grupo sueco

O supergrupo pop sueco – formado por Bjorn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Faltskog e Anni-Frid Lyngstad – venceu a competição de canto com seu hit Waterloo. Eles comemoraram sua vitória em 6 de abril de 1974, no Brighton Dome’s Concert Hall. No aniversário de 50 anos do prêmio, o ABBA agradeceu aos fãs por sua “lealdade e apoio inabaláveis”. A música premiada conta a história de Napoleão e como o líder perdeu seu legado.

Sobre ABBA e a celebração do prêmio

A canção tocou novamente neste sábado na estação ferroviária de Waterloo, em Londres – também batizada em homenagem à batalha de 1815 que resultou na derrota do líder francês – onde um coro cantou uma versão do hit para os passageiros. A homenagem contou com um pianista que “incorporou” Andersson, o membro do grupo que era encarregado de tocar piano.

Na cidade costeira inglesa de Brighton, onde foi realizada a competição de 1974, os fãs organizaram uma dança flash mob e uma discoteca silenciosa para marcar o aniversário.

A vitória no Eurovision transformou o ABBA em um rolo compressor pop. De longe foi a banda de maior sucesso a vencer o concurso musical pancontinental. O evento realizará sua 68ª edição em maio no país natal do ABBA, a Suécia. A final do Eurovision acontecerá no dia 11 de maio em Malmö. Entretanto, a presença do icônico grupo reunido no palco não será possível, conforme a organização do Eurovision.

O disco pop melódico deles vendeu centenas de milhões de cópias em todo o mundo. Por outro lado, o musical de palco, “Mamma Mia!”, baseado em suas músicas, tem 25 anos e gerou dois filmes de grande sucesso.

Apesar do grande repertório e tradição do grupo, os membros da banda não se apresentam juntos ao vivo há quatro décadas, mas lançaram um álbum de retorno, “Voyage”, em 2021. Posteriormente, em 2022, a banda lançou o “ABBA Voyage”, um show virtual no qual avatares da banda em tamanho real, como eram em 1979, se apresentaram em uma arena construída especificamente no leste de Londres.

Mensagem rara aos fãs

Em sua mensagem aos fãs, que é algo raro de acontecer, eles disseram: “É um pouco vertiginoso e profundamente humilhante pensar que milhões de vocês que nos viram pela primeira vez na final da Eurovision de 1974 transmitiram a nossa música não apenas a uma geração, mas a várias. Vemos evidências disso cada vez que um de nós visita o Abba Voyage em Londres. E é por isso que podemos comemorar o 50º aniversário desse evento sabendo que nossas músicas ainda ressoam em todo o mundo.”

O grupo disse achar “difícil compreender” que 50 anos se passaram desde seu sucesso em Brighton. Eles acrescentaram: “Então, quais eram os nossos sonhos durante aqueles momentos de suspense ou no caos que se seguiu à vitória que garantimos com a menor margem na história da Eurovision? Quatro sonhos diferentes, sem dúvida, mas sejam quais forem, por mais grandiosos que sejam, a realidade os superou, isso é certo.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABBA (@abba)

O ABBA lançou seu álbum “Waterloo” de 1974 como um box de edição limitada em comemoração ao marco. Aliás, uma placa também foi inaugurada fora do Brighton Dome no início da semana para registrar o histórico aniversário.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados