Em maio do ano passado, o Aerosmith surpreendeu os fãs ao anunciar a turnê de despedida “Peace Out”. Programada para iniciar em setembro de 2023, a série de shows percorreria inúmeras cidades ao redor dos Estados Unidos.
Porém, logo na terceira apresentação, a banda precisou adiar os compromissos. Isso porque o líder Steven Tyler sofreu uma lesão nas cordas vocais e, por consequência, fraturou a laringe.
Sobretudo, a ideia era retomar o giro no próximo mês de setembro. Contudo, nesta sexta-feira (2), os músicos anunciaram o cancelamento oficial das performances e sua aposentadoria dos palcos.
“Sempre quisemos impressionar vocês ao nos apresentar. Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para levar sua voz para onde estava antes de sua lesão. Nós o vimos lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado.
Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária – como uma banda de irmãos – de nos aposentar dos palcos de turnê”, escreveram em comunicado.
Aerosmith viria ao Brasil?
Até então, a turnê de despedida só tinha datas confirmadas na América do Norte. Porém, em declaração para a Associated Press, o guitarrista Joe Perry havia comentado a possibilidade de levar a “Peace Out Tour” para outras cidades “localmente e internacionalmente”.
“É a turnê de despedida final, mas tenho a sensação de que a turnê vai durar por um tempo. Mas não sei quantas vezes voltaremos às mesmas cidades. Pode muito bem ser a última vez.”
De qualquer forma, nunca houve uma confirmação oficial em outros continentes. A última passagem do grupo pelo Brasil ocorreu em 2017. Anteriormente, os músicos também vieram ao país em 2016, 2013, 2011, 2010, 2007 e 1994.