Nesta sexta-feira (2), o Aerosmith anunciou sua aposentadoria dos palcos. Em nota publicada nas redes sociais, a banda comunicou o cancelamento da turnê de despedida “Peace Out” e explicou que tomou a decisão devido à saúde do vocalista Steven Tyler, que fraturou a laringe no ano passado.
“Sempre quisemos impressionar vocês ao nos apresentar. Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para levar sua voz para onde estava antes de sua lesão. Nós o vimos lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado.
Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária – como uma banda de irmãos – de nos aposentar dos palcos de turnê”, escreveram em comunicado.
Sendo assim, a última passagem do grupo pelo Brasil ocorreu em 2017. Anteriormente, os músicos também vieram ao país em 2016, 2013, 2011, 2010, 2007 e 1994.
Relembre os detalhes do último show em território nacional abaixo:
Aerosmith no Brasil em 2017
Sem saber, o Aerosmith despediu-se do Brasil em setembro de 2017, com a turnê “Aero-Vederci Baby!”. Na ocasião, a banda passou, primeiramente, por Belo Horizonte, na Esplanada do Mineirão; pelo Rio de Janeiro, no Rock in Rio, e, por fim, por São Paulo, no festival São Paulo Trip 2017.
Em suma, o evento na capital paulista aconteceu no dia 24 de setembro daquele ano. Na data, o line-up também contou com o Def Leppard.
Como mostra relato da produtora Mercury Concerts, assim que o logo do Aerosmith apareceu nos telões, a plateia foi a loucura. Como sempre, Steven Tyler impressionou pela presença de palco, desempenho vocal, energia e carisma, sempre brincando com as câmeras e se jogando no palco.
Ao todo, os músicos apresentaram 15 canções, incluindo covers dos Beatles e Fleetwood Mac. Então, foram elas:
- Let the Music Do the Talking
- Love in an Elevator
- Cryin’
- Livin’ on the Edge
- Rag Doll
- Stop Messin’ Around (cover do Fleetwood Mac, com o guitarrista Joe Perry nos vocais)
- Oh Well (cover do Fleetwood Mac)
- Crazy
- I Don’t Want to Miss a Thing
- Mama Kin
- Come Together (cover dos Beatles)
- Sweet Emotion
- Dude (Looks Like a Lady)
- Dream On
- Walk This Way
Infelizmente, após a performance, o vocalista sofreu uma convulsão. Conforme publicado pelo G1 à época, a banda, diante da situação, cancelou uma apresentação que realizaria em Curitiba, no dia 27 de setembro, e os outros compromissos da turnê na América Latina. Assim, o próprio escreveu nas redes sociais:
“Para todos na América do Sul… Brasil, Chile, Argentina e México… Desculpe-me e sinto que decepcionei vocês… Não poderei fazer os últimos quatro shows desta turnê. Por ordens médicas, eu voei de volta aos Estados Unidos na noite de domingo, após o show em São Paulo. Por favor, não se preocupem.”