Afinal, por que Leonardo DiCaprio não foi indicado ao Oscar por Titanic?

Ator ficou de fora da categoria de Melhor Ator, mesmo com sua atuação memorável em Titanic.

Titanic é uma das maiores obras cinematográficas já feitas. O filme épico de romance e drama conquistou uma legião de fãs por sua produção, o retrato do caso real, a trilha sonora, a edição das cenas especiais e, claro, a construção dos personagens protagonistas.  Toda esta grandiosidade falada até os dias de hoje não é à toa. No próprio Oscar de 1998, ano seguinte ao lançamento do longa atemporal, Titanic estava indicado em incríveis 14 categorias. Aliás, venceu onze delas, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora.

Entretanto, um fato surpreendeu o público durante a cerimônia: Leonardo DiCaprio não havia sequer sido indicado na categoria de Melhor Ator. Ademais, sua atuação pelo inesquecível Jack Dawson é considerada uma das melhores de toda carreira, que já acumula boas décadas de estrada.

Entre os nomes que disputavam esta categoria em 1998, estavam:

  • Jack Nicholson (vencedor) – Melhor é Impossível
  • Matt Damon – Gênio Indomável
  • Robert Duvall – O Apóstolo
  • Dustin Hoffman – Peter Fonda – O Ouro de Ulisses

Assim, ninguém entendeu direito o motivo de DiCaprio ter sido totalmente ignorado na premiação. E o mais inusitado é que esta não foi a primeira vez que o ator ficou de escanteio no evento. O Oscar já esnobou Leonardo outras vezes, como em 1993, com o filme “O Sonhador”. Nesta época, ele chegou a disputar a categoria de Melhor Ator Coadjuvante, mas perdeu para Tommy Lee Jones, em “O Fugitivo”.

Outro exemplo aconteceu com a obra “O Aviador” em 2004. Entretanto, mais uma vez DiCaprio perdeu, desta vez para Jamie Foxx, em “Ray”.

Até hoje, não se sabe ao certo a razão pela qual ele não chegou a ser cotado por sua atuação no filme “Titanic”. Uma teoria trata sobre a política de avaliações anteriores do Oscar, em que atores mais experientes mantinham vantagem e entravam na fila preferencial do evento. Contudo, não há informações oficiais da verdadeira causa e nem o próprio ator chegou a revelar sua visão sobre o assunto.

Fato é que, uma hora ou outra, a premiação tinha que reconhecer o talento de DiCaprio. Isso aconteceu em 2016, quando ele finalmente conseguiu levar a estatueta dourada na categoria de Melhor Ator com o filme “O Regresso”.

Oscar 2024

Está chegando! A maior premiação da indústria cinematográfica está marcada para o dia 10 de março. Assim, o Oscar 2024 terá transmissão tanto na TV, pelo canal pago TNT, quanto pelo streaming, através da Max (antiga HBO Max).

Ademais, a cerimônia terá início às 20h pelo horário de Brasília. Entretanto, o famoso e tradicional tapete vermelho, onde as estrelas da noite vão desfilar antes de aguardarem às indicações, acontece a partir das 19h.

Leia também: 4 transformações que renderam um Oscar

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados