Agenda do fim de semana: passeios, exposições e gastronomia

A nossa agenda cultural deste fim de semana, em São Paulo, privilegia locais fechados para os ouvintes escaparem do forte calor. Conforme as previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura, os termômetros podem superar os 35ºC.

Uma das principais atrações é um velho conhecido dos moradores. O Edifício Martinelli, que um dia foi o maior arranha-céu da América Latina, reabriu para visitação nesta semana. Em junho do ano passado, a gestão do prefeito Ricardo Nunes concedeu os quatro últimos andares, além do térreo e do subsolo, ao grupo Tokyo.

A visitação, que já vale a conferida por conta da vista, fica ainda melhor com feiras de arte, festas e festivais. Este ano marca o centenário do início da construção do Edifício Martinelli, em 1924. Portanto, este 1º lugar nas dicas do fim de semana. Veja outras.

Exposições

Maria Bethânia

O Itaú Cultural, na Avenida Paulista, 149, dá continuidade à série “Ocupações”, e a primeira homenageada de 2024 é a cantora e compositora Maria Bethânia. A artista encerrou a turnê Fevereiros na semana passada, em São Paulo. Na próxima semana, aliás, começarão as vendas para a curta temporada junto do irmão, o também cantor e compositor Caetano Veloso.

A mostra no IC lança um olhar poético sobre a vida e obra de Bethânia, ícone da música brasileira, realçando seus laços com a literatura. Os visitantes poderão ver vídeos e materiais exclusivos. A exposição, que fica em cartaz até 9 de junho, estreou na quarta (13) e tem entrada gratuita. Os horários são das 11h às 20h de terça-feira a sábado, e das 11h às 19h aos domingos e feriados.

Brinquedos anos 80

Esta é uma exposição bem diferente da anterior, porém, igualmente, atrativa. Começa neste sábado (16), no Cantareira Norte Shopping (Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 11001), a Exposição de Brinquedos Clássicos da Estrela, trazendo 130 brinquedos da década de 1980.

Entre os itens, estão Topo Gigio, Genius, Gui Gui, Tippy, Falcon, Colossus, Máximus, Pégasus, Coleção Moranguinho, entre outros. Os adultos podem, ao mesmo tempo, curtir a nostagia e apresentar o “museu de novidades” aos mais jovens.

A mostra é gratuita e ficará em cartaz até 21 de abril, diariamente, das 10h às 22h. Além disso, aos fins de semana, entre 14h e 20h, haverá oficina de brinquedos para crianças. Dessa forma, os pequenos terão a oportunidade de brincar com os mesmos objetos que divertiram seus pais ou responsáveis.

Teatro

Dentre os vários musicais na agenda dos teatros paulistanos, destaca-se “O REI DO ROCK – O MUSICAL”, que estreou nesta sexta-feira (15). 15 atores e seis músicos se reúnem para contar a trajetória e relembrar a obra musical do americano Elvis Presley (1935-1977).

O texto da peça é de Beto Sargentelli, que também faz o papel de Elvis. O elenco conta ainda com Stepan Nercessian . A história vai desde a primeira gravação do “Rei do Rock”, aos 18 anos, até a morte prematura do artista. O musical está no Teatro Claro Mais SP, dentro do Shopping Vila Olímpia, e os ingressos custam de R$ 37,50 a R$ 350,00. As sessões são de quinta-feira a domingo.

Gastronomia

O Memorial da América Latina, na Barra Funda, completa 35 anos com uma programação especial neste sábado (16) e domingo (17), das 11h às 21h. Além de visitar o Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, o público poderá curtir shows gratuitos e aproveitar a culinária de países latinoamericanos.

De acordo com a organização, mais de 80 expositores participarão do Festival de Gastronomia Latina. Eles são de países como México, Venezuela, Colômbia, Peru, Uruguai, Paraguai, Chile, Argentina, entre outros.

Para quem gosta de dançar, haverá oficinas de bachata e salsa. Há espaço para crianças, e pets são bem-vindos. Recomenda-se tomar bastante água e ficar ao abrigo do sol, o quanto possível, pois a expectativa é de calor intenso.

 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados