Al McKay: ex-guitarrista do Earth, Wind & Fire faz dois shows no Brasil nesta semana

O ex-guitarrista do Earth, Wind & Fire Albert Phillip McKay, mais conhecido como Al McKay, 76, fará dois shows no Brasil nesta semana. O primeiro é na quinta-feira (21), em São Paulo, e o segundo na sexta-feira (22), no Rio de Janeiro. As apresentações continuam com ingressos disponíveis online.

O EWF permanece ativo e, no segundo semestre, sairá em um tour de curta temporada com Lionel Richie pelos Estados Unidos, além de Toronto e Montreal, no Canadá. Dos primórdios da formação, restam Verdine White, irmão do grande líder Maurice White (falecido), Ralph Johnson e Philip Bailey.

Al McKay está entre os ex-integrantes que seguem em atividade com a própria banda, a Al McKay Allstars. Ele entrou no Earth, Wind & Fire em 1973, portanto, apenas quatro anos após o começo do grupo que deu uma nova cara ao pop.

O guitarrista ficou no conjunto até 1981 e, junto dele, faturou seis prêmios Grammy dentre 14 indicações entre 1976 e 1984. Além disso, Al McKay entrou para o Songwriters Hall of Fame (Hall da Fama dos Compositores), em 2010.

No Earth, Wind & Fire, colaborou com Maurice White para escrever os sucessos “Sing A Song” e “September”, a qual chegou ao topo de R&B e na 8ª posição em Pop nos Estados Unidos no começo de 1978. Um ano antes, trabalharam juntos na composição de “Best Of My Love” da banda The Emotions, número 1 em R&B e Pop. McKay credita a Maurice White o incentivo para ter virado também compositor.

Com Al McKay Allstars, são dois CDs lançados: AL DENTE (2001) e LIVE IN EUROPE (2006). O projeto mais recente é o single HEED THE MESSAGE (2016). De acordo com a página oficial da banda, Al McKay mantém trabalhos paralelos com outros artistas.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados