Em 2006, Michael Jackson realizou uma série de composições no Grouse Lodge Studios, no Condado de Westmeath, na Irlanda, com inúmeros colabores. À época, havia a expectativa de que o material seria o “próximo Thriller”, mas as sessões de gravação nunca foram finalizadas. Agora, quase 20 anos depois, o projeto verá a luz do dia, porém de uma forma reimaginada, segundo o The Sun.
Paddy Dunning, chefe do local, contou ao tabloide que tais canções estão sendo regravadas por grandes nomes da música – supostamente, o grupo sul-coreano BTS estaria escalado. “Há cerca de mais dez músicas, escritas especialmente para Michael pelos colaboradores com quem ele trabalhou na Irlanda — incluindo o produtor Rodney Jerkins e o rapper Nephew, que aderiram ao projeto.”
De acordo com o empresário, o espólio do Rei do Pop autorizou o lançamento não só do álbum, como também de “um documentário sobre o verão mágico do astro na Irlanda, no qual ele frequentou cinemas locais com seus três filhos”.
“Os herdeiros de Michael me disseram para seguir em frente com isso porque, assim como eu, eles veem isso como uma homenagem a Michael. E para o documentário, vamos coletar as memórias de todos sobre o trabalho com Michael na Irlanda”, destacou.
A respeito do período em questão, uma matéria de 2010 do The Guardian destacou que, em seu período na Irlanda, o saudoso artista trabalhou com will.i.am e Rodney Jerkins. “Jackson apaixonou-se pelo Condado de Westmeath e, depois de um mês, mudou-se para a propriedade vizinha”, relembrou a matéria.
Tudo que sabemos sobre o álbum com participação de will.i.am
Antes de morrer, o Rei do Pop criava um novo disco. Em 2008, Ne-Yo revelou para a Variety que já trocava ideias com Jackson, provavelmente para o álbum em questão – que nunca saiu com o artista em vida.
De qualquer forma, seu espólio resolveu lançar de maneira póstuma o projeto “Michael” (2010), com algumas das canções idealizadas pelo artista. Porém, will.i.am, envolvido originalmente, não quis que suas contribuições fossem para o material, já que o trabalho não foi concebido com a aprovação de Jackson.
De acordo com o The Guardian, o integrante do Black Eyed Peas gravou pelo menos três músicas com o Rei do Pop: “Dreaming”, “Still the King” e uma homenagem a James Brown chamada “I Will Miss You”. No entanto, afirmou que, sem a autorização de Jackson, elas nunca serão lançadas. “Ele ficou com os vocais e eu fiquei com a música. Tínhamos esse entendimento.”
“Seria algo de outro mundo. Era algo que o Michael nunca tinha feito antes – um álbum de música dançante. Eu estava muito orgulhoso disso. Ele era muito protetor e mantinha tudo trancado a sete chaves. Depois que terminamos, eu precisei devolver cada demo. Ele era perfeccionista e não queria que ninguém ouvisse até que estivesse pronto”, contou Will.I.Am ao Daily Mirror.
Numa entrevista mais recente, o membro do Black Eyed Peas revelou um detalhe inédito da letra de “Dreaming”. Segundo ele, a faixa traz uma referência à canção “I Can’t Wake Up” de KRS-One.


