Com a constante evolução da indústria musical e a ascensão de plataformas de streaming, a maneira como consumimos música tem passado por uma transformação significativa. No entanto, mesmo com essas mudanças, os álbuns continuam sendo uma parte essencial do cenário musical. Sempre capturando a essência e a criatividade dos artistas de maneira única. Aliás, neste contexto dinâmico, é legal observar quais álbuns estão atualmente dominando as paradas de vendas e conquistando o coração dos ouvintes em todo o mundo.
Assim sendo, confira quais são os 5 álbuns em alto no momento, considerando vendas físicas e downloads digitais – segundo a Billboard!
Cowboy Carter – Beyoncé
“Cowboy Carter” de Beyoncé continua a fazer sua história. Queen B se tornou a primeira mulher negra a atingir o primeiro lugar na parada de maiores álbuns country da Billboard.
Lançado em 29 de março, o oitavo álbum solo de estúdio de Bey também liderou outras paradas. Em suma, a Billboard 200, Americana/Folk Albums e Top Album Sales, com vendas de 407.000 unidades de álbum em sua primeira semana.
Apresentando colaborações com os pioneiros do country Dolly Parton, Willie Nelson e Linda Martel, ela fez variados tributos. Por outro lado, as estrelas contemporâneas do crossover country Miley Cyrus e Post Malone, e uma série de novos artistas country negros, também estão em sua obra.
Embora, nas palavras da própria artista, “Cowboy Carter” não seja um álbum country, mas “um álbum de Beyoncé”, o projeto tem sido cauteloso. Figuras fortes como Parton e Carlene Carter estão endossando a presença da superestrela no gênero.
Hope On The Street, Vol.1 – j-hope
J-Hope, conhecido por integrar o BTS, alcançou sua segunda colocação no top 10 na parada de vendas de álbuns da Billboard. Com ” Hope On the Street , Vol. 1 “, o astro acabou entrando em segundo lugar. Aliás, o mesmo aconteceu anteriormente, com “Jack in the Box”, de 2023, que também estreou e alcançou a posição número 2.
O álbum vendeu pouco mais de 44 mil cópias na primeira semana, com as vendas de CDs representando mais de 38 mil desse total. A comercialização foi impulsionadas pela disponibilidade de oito edições diferentes de CDs colecionáveis, incluindo versões exclusivas para Target, Walmart e loja Weverse, cada uma apresentando produtos de papel da marca.
Lover – Taylor Swift
Lançado em agosto de 2019, “Lover” conquistou recordes de streams em suas primeiras semanas. Além de seus singles ficarem na lista das canções mais pedidas pelas rádios de muitos países pelo mundo. Por fim, ainda rendeu para a popstar diversos prêmios e indicações, incluindo “Melhor Álbum Vocal Pop” no Grammy Awards.
Debutando em primeiro lugar na Billboard 200, com 867 mil cópias, sendo o álbum mais vendido de 2019, com mais de 1 milhão de cópias, “Lover” se consagrou como mais um sucesso de Taylor Swift. Não foi à toa que o disco conquistou nada mais, nada menos que 8 bilhões de streams no Spotify, sendo esse o primeiro projeto da estrela norte-americana a alcançar estes números.
A cantora está em alta faz um bom tempo, visto que tem sete álbuns no top 20 da Billboard, com três deles no top 10 – isso no “Top Sales”. Agora com seu novo lançamento “The Tortured Poets Department”, a estrela promete bater mais recordes no universo da música. O disco será seu décimo primeiro e vai chegar ao público em breve, no dia 19 de abril.
1989 (Taylor’s Version) – Taylor Swift
Taylor Swift quebrou um recorde que já era seu com o lançamento de “1989 (Taylor’s Version)”, com o qual alcançou o topo da parada Billboard 200 nos Estados Unidos na época. A Republic Records, gravadora da artista, informou que o álbum vendeu mais de 1,6 milhão de unidades nos EUA e mais de 3,5 milhões globalmente, o que, sem dúvida, coroa a cantora como a primeira artista a ter seis estreias de álbuns no número 1 com mais de 1 milhão de unidades vendidas na História.
Vale lembrar que a versão original de “1989”, lançada em 2014, também obteve vendas expressivas na primeira semana, alcançando 1.287 milhões de cópias, o que na época representou a maior semana de vendas para um álbum desde 2002. A regravação superou esses números.
A estrela teve diversos problemas de direito com seu antigo gerente musical Scooter Braun. Desde então, decidiu regravou todos seus seis primeiros álbuns – como “Taylor’s Version” – e tem compartilhados eles como novos. Aliás, esse é um dos motivos para esses antigos projetos ainda ganharem muita força atualmente.
Heaven X:Hell – Sum 41
A banda canadense Sum 41 lançou nas plataformas digitais o álbum duplo Heaven :x: Hell, que marca a despedida do grupo após quase três décadas de carreira.
Junto do disco, a banda liberou o clipe feito para a faixa “Dopamine”, mostrando os altos e baixos de Las Vegas com cenas clássicas da cidade, incluindo um imitador de Elvis Presley que celebra um casamento.
11° disco do Sum 41, Heaven :x: Hell apresenta 20 faixas que misturam a sonoridade do Punk com o Heavy Metal, revisitando diversos momentos da carreira do grupo em meio a novas sonoridades. Por fim, o álbum traz ainda os singles já divulgados “Rise Up” e “Waiting on a Twist of Fate”.
Leia também: Taylor Swift recusa oferta milionária para fazer show em evento privado