Nesta quinta-feira (23), os indicados ao Oscar 2025 foram divulgados e o Brasil ficou muito bem representado na categoria Melhor Atriz, com Fernanda Torres sendo indicada. Ela interpreta Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, novo filme do diretor Walter Salles.
O feito foi atingido após 26 anos da indicação de Fernanda Montenegro na categoria Melhor Atriz pelo seu trabalho em “Central do Brasil”, também do cineasta Salles. Montenegro, no entanto, não levou a estatueta dourada para casa, perdendo para Gwyneth Paltrow, que ganhou por seu trabalho em “Shakespeare Apaixonado”.
Com este feito, Torres e Montenegro tornaram-se a segunda dupla de atrizes mãe e filha que foram indicadas à premiação. Contudo, quem foram as primeiras?
A resposta é Judy Garland e Liza Minnelli. Em 1940, Garland ganhou o Oscar Juvenil pelo seu trabalho em “O Mágico de Oz”, um dos maiores clássicos do cinema. A atriz tinha apenas 16 anos quando realizou o trabalho que se tornou o mais marcante da sua carreira.
Já Minnelli ganhou a estatueta dourada 33 anos depois, em 1973, com o seu trabalho em “Cabaret – Adeus Berlim”.
Além de Fernanda Torres, o Brasil também concorre nas categorias Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. Essa é a primeira vez que um filme nacional recebe uma indicação na principal categoria do evento. Entre os projetos internacionais, o grande competidor é “Emilia Perez”, que recebeu 13 indicações, no total, e tornou-se o filme estrangeiro com maior número de indicações da história.
Neste ano, a cerimônia de premiação do Oscar acontece no dia 2 de março, a partir das 21h (horário de Brasília), com transmissão na TV fechada no canal TNT e no streaming MAX.
Leia também: Aniversário de São Paulo: documentários sobre a cidade para assistir