“Anatomia de uma Queda”: entenda por quê o longa não foi indicado na categoria “Melhor Filme Internacional no Oscar 2024..

Anatomia de Uma Queda, longa francês da diretora Justine Triet, tornou-se uma das maiores apostas para o Oscar 2024. O filme concorre às categorias de “Melhor Direção”, “Melhor Atriz”, “Melhor Roteiro Original”, “Melhor Edição” e “Melhor Filme”. No entanto, causou certo estranhamento no público pela ausência da película na categoria de “Melhor Filme Internacional” – direcionada para filmes de fora dos Estados Unidos. 

Apesar do sucesso de Anatomia de Uma Queda, vencedor do Palma de Ouro (prêmio máximo do festival de Cannes) e sucesso de bilheteria na França, cada país têm direito de indicar apenas um representante oficial para disputar a categoria. Dessa forma, o escolhido pelo comitê francês foi “O Sabor da Vida”, com Juliette Binoche e Benoît Magimel, e não o filme de Triet.  

Mas por quê?

Em seu discurso no festival de Cannes, Justine Triet trouxe críticas severas ao governo francês, sobretudo à reforma da previdência e às políticas culturais da administração do presidente Emmanuel Macron.

Por conseguinte, Justine recebeu críticas da opinião pública e da comunidade cinematográfica, haja vista que a cineasta também usou recursos governamentais em seu filme. Segundo Rima Abdul Malak, ministra da cultura do país,“o filme não teria visto a luz do dia sem o modelo de financiamento francês”. 

Após esse episódio, ficou claro que o Centro Nacional do Cinema e da Imagem Animada, comissão responsável por indicar o representante francês que vai para a pré-lista do Oscar, não daria chance para o longa de Triet. 

Vale notar na última década a França não levou nenhuma vez a estatueta de “Melhor Filme Internacional” para a casa.

Sobre o filme

Sandra é uma escritora alemã renomada que vive com seu filho de 11 anos e o marido – também escritor – Samuel. A vida dela vira de cabeça para baixo quando Samuel é encontrado morto após cair do segundo andar de casa e Sandra é a única suspeita.

Você pode assistir ao trailer do filme em: ANATOMIA DE UMA QUEDA | Trailer Legendado

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados