Em novembro de 2018, Ariana Grande lançou, sem aviso, o single “Thank U, Next”. Esta faixa inédita veio apenas dois meses após o lançamento do disco “Sweetener”, o mais recente de Grande até então, e deu início a uma nova era na carreira da cantora.
Fruto do álbum de mesmo nome, a canção nasceu em apenas duas semanas e foi feita durante um período conturbado da vida da cantora. “Acho que eu precisava disso”, relembrou Ariana em entrevista ao podcast “Awards Chatter”, do The Hollywood Reporter, nesta última segunda-feira (3).
Na época, a dona de “Dangerous Woman” estava de luto pela morte do ex-namorado e colaborador musical, Mac Miller, que faleceu aos 26 anos, em setembro de 2018. Além disso, ela também havia acabado de romper o noivado com o comediante Pete Davidson e estava lidando com Transtorno de Estresse Pós-Traumático após viver um atentado terrorista durante o seu show em Manchester, em 2017.
“Eu estava fazendo muita terapia e lidando com TEPT, diferentes tipos de luto, depressão e ansiedade”, contou Grande. “É claro que eu estava tratando tudo isso com muita seriedade, mas ter a música como parte desse processo foi fundamental para salvar minha vida. Foram tempos difíceis, e a música trouxe muita leveza.”
Para a cantora, o disco “Thank U, Next” surgiu com um sentimento de urgência e, por isso, “foi feito com urgência”. No entanto, a gravadora não aceitou de primeira lançar a coletânea tão pouco tempo depois de disponibilizar o “Sweetener”.
“Foi uma questão de sobrevivência”, revelou. “A gravadora entendeu isso, mas também hesitou em interromper completamente ‘Sweetener’ e seguir para um novo álbum tão rapidamente… Eu apenas disse: ‘Eu realmente não me importo com a fórmula. Não quero seguir as regras neste momento, porque é disso que minha alma precisa.’ Foi algo realmente curador e libertador.”
A insistência da artista deu resultado! A coletânea saiu nas plataformas em fevereiro de 2019 e passou duas semanas no topo da Billboard 200, parada musical americana que elenca os discos mais vendidos ao redor do globo. Além disso, a faixa-título chegou à primeira posição da Billboard Hot 100, onde ficou por sete semanas.
Confira a participação completa de Ariana no podcast “Awards Chatter”, do The Hollywood Reporter.