Nesta quarta-feira (19), a Billboard divulgou a lista das 100 maiores artistas femininas do século 21. O ranking é baseado no desempenho das cantoras em duas paradas musicais do veículo: a Billboard Hot 100, que classifica as faixas mais vendidas ao redor do globo, e a Billboard 200, que elenca os álbuns mais populares nos Estados Unidos e no mundo.
O portal estadunidense revelou a seleção pouco a pouco entre os dias 13, 14, 17, 18 e 19 de março, divulgando vinte nomes por dia, considerando solistas, grupos femininos e bandas com vocais predominantemente femininos.
Com estrelas como Mariah Carey, Madonna e Norah Jones, a lista está recheada de artistas da música que são responsáveis por hits que marcaram gerações. Abaixo, confira as dez primeiras estrelas da seleção:
As 10 maiores artistas femininas do século 21, segundo a Billboard
- Taylor Swift
- Rihanna
- Beyoncé
- Adele
- Katy Perry
- Lady Gaga
- P!nk
- Ariana Grande
- Miley Cyrus
- Alicia Keys
Vale lembrar que a lista foi lançada poucos dias antes do tradicional Billboard Women in Music, evento que busca, justamente, exaltar as estrelas femininas do mundo da música. A cerimônia acontecerá no próximo dia 29 de março e contará com performances de nomes como Gracie Abrams e Tyla, entre outras estrelas.
Entre as cantoras homenageadas estão Erykah Badu, que receberá o “Prêmio Ícone“. Abrams será nomeada “Compositora do Ano” e Doechii, dona dos hits “Denial Is A River” e “Anxiety”, ganhará o título de “Mulher do Ano“.
Sobre Taylor Swift, eleita a maior artista do século 21 pela Billboard
Taylor Swift estreou na indústria musical há quase 20 anos, em 2006, quando lançou o seu disco de estreia, “Taylor Swift“. Desde então, a cantora já transitou entre os gêneros country, pop e até folk em seus 11 álbuns de estúdio, sem contar as regravações, chamadas de “Taylor’s Version“.
Conhecida por hits como “Cruel Summer”, “Bad Blood”, “Love Story” e mais, Swift é a única artista a receber o Grammy de “Álbum do Ano” quatro vezes em sua carreira. Ela saiu vitoriosa com “Fearless“, “1989“, “Folklore” e “Midnights“.
Na Billboard, Taylor também não fica para trás. Em 2024, com o lançamento do disco “The Tortured Poets Department“, a estrela do pop quebrou outro recorde: ocupou o top 14 da Billboard Hot 100 apenas com faixas da nova coletânea. Este álbum ainda chegou ao topo da Billboard 200, se tornando a 14ª produção da cantora a atingir tal feito.
Devido às conquistas, no final do último ano, a dona de “Anti-Hero” recebeu o título de “Maior Artista do Século 21 nas Paradas Musicais“, também segundo a Billboard. Nesta lista, ainda constavam nomes como Drake, Rihanna, The Weeknd e mais.